Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 02 de janeiro de 2009 - 09:12

SEM LIMITES A ambição faz coisas. Aos 78 anos Nenê Constantino ( aviação Gol) é indiciado por mandar matar duas pessoas. O que os amigos e vizinhos pensam disso? Tanto dinheiro para que? Levará no caixão? Valeu a pena?

NA PRIMEIRA coluna do ano escolhi essa notícia como abertura para servir de reflexão aos leitores. Neste mundo competitivo os preceitos morais são esquecidos por muitos em nome da conquista do poder e do dinheiro.

DINHEIRO é o mais importante no fritar dos ovos? Quem dormirá mais tranqüilo neste início de ano novo? Um servente de pedreiro ou o dono da Gol? E mais: se escapar da nossa justiça não escapará da Justiça divina.

AS PESSOAS estão desprezando a honra e a vergonha. Parece que nada é proibido. E onde está a dignidade? Teria ficado velha, fora de moda? Ora bolas! Sem ela não somos ninguém. Ano novo sem ela não vale a pena.

EXISTEM milhares de “Nenês” por aí juntando dinheiro ao poder através dos mais variados tipos de atos ilícitos. Paulo Maluf, Juiz Nicolau e Anis Abraão, velhos e ricos, precisavam passar pelo vexame da prisão e do escárnio?

ZÉ DIRCEU É um tremendo cara de pau. Fez o que fez e anda por aí arrotando grosso como se fosse o dono da verdade. Merece mesmo ser vaiado por onde passa. Se estivéssemos num país sério ele estaria na cadeia.

OS AMERICANOS não brincam: colocam algemas nas mãos e pés dos sacanas, independentemente de idade ou posição social. Aqui a justiça é “generosa” e elitista. Lá, os petistas do Mensalão por exemplo, teriam dançado.

LULA Passando dos limites: xinga a ONU e critica a imprensa. Quem é o Brasil na ordem das coisas para se meter na milenar briga entre judeus e muçulmanos? Quanto a imprensa, ela apenas registra e comenta os fatos.

ESTIVE em São José do Rio Preto. Com seus 450 mil habitantes o novo prefeito já anunciou que vai imitar Kassab e limpar a cara da cidade. Fico pensando: não estaria na hora de Campo Grande adotar a corajosa postura?

PERGUNTO: Os novos prefeitos cumprirão as promessas ou simplesmente repetirão o comportamento dos antecessores que eles tanto criticaram? Serão tomados pela vaidade e demagogia ou adotarão a postura prometida em palanque?

AS NOTÍCIAS não são animadoras. Casos de Coxim e Ladário são apenas dois exemplos neste imenso universo. Será que os nomeados para cargos de confiança são competentes? Teremos novos prefeitos com velhos vícios.


PREOCUPAÇÃO Em 2.007 o preço da tonelada da cana chegou a 36 reais em São Paulo. Hoje as usinas pagam só 20 reais e elas estão avisando aos produtores que poderá haver atraso nos próximos pagamentos mensais.

O SONHO dos grandes investimentos neste setor em nosso Estado pode virar pesadelo. Dos 43 projetos com operação prevista até 2018, cerca de 20 já sofreram corte de recursos. Falta dinheiro e sobra álcool no mercado.

AS USINAS paulistas, pelo menos elas, tendem a dar preferência na moagem de cana de seus próprios canaviais em terras que elas arrendaram. Sem garantia de venda da cana na hora certa, produtores pensam em mudar de ramo.

E MUDAR para qual atividade? Para a pecuária? Ora! Os frigoríficos quebrando e o leite baratíssimo; a seringueira anda instável com o preço da borracha; a agricultura sem subsídios e a laranja perseguida pelas pragas.

APERTEM os cintos e não façam besteiras. Se a indústria automobilista nos “States” está em crise, imagine então o que pode ocorrer aqui. Os discursos de Lula são inócuos. Os carros novos e usados estão sobrando por aí.

O BRASILEIRO nunca deveu tanto. Atravessou o sinal e comprou muito mais do que tinha direito. É difícil achar uma família que não tenha prestações para pagar em 2.009. E os juros embutidos nos preços matam qualquer um.

E MAIS... A alta do dólar ainda não foi repassada ao consumidor brasileiro. Dizem que seu efeito pode ser comparado ao da bomba-relógio. Questão de tempo. A garantia da estabilidade depende deste repasse cambial. É rezar!

SEM SURPRESAS! A “mão invisível” venceu as manobras dos adversários e Paulo Siufi acabou eleito presidente da Câmara da capital. A gente sabe como é eleição de Câmara Municipal: funciona ao estilo varejista.

IMPROVISO Abandonar o texto em solenidades é perigoso. Exige preparo do orador. O vereador Airton Saraiva cometeu esse erro no Palácio da Cultura: repetitivo, acabou se perdendo e machucou a língua portuguesa.

NELSINHO Começou surpreendendo ao diminuir o número de secretarias e com um governo mais identificado com seu estilo. Repito aqui a pergunta que fiz na TV.Record-MS - Nelsinho concluirá integralmente seu mandato?

RUDEL TRINDADE JR. Aproveitará a chance da ressurreição? Espera-se que seja menos pedante e mais competente que seu antecessor na chefia do trânsito da capital. Importado da “inglesa” Aquidauna, saiu criticado do DETRAN.



SIGA-NOS NO Google News