Cassilândia, Quarta-feira, 01 de Março de 2017

Últimas Notícias

24/09/2004 11:05

Leia a coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso/TV Record

REPETINDO: Quociente Eleitoral é o número mínimo de votos que um partido ou coligação tem que atingir para obter uma vaga. Soma-se os votos nominais e de legenda do município e divide-se pelo número total de vagas.

CASO específico da capital. Se depurados os nulos e brancos, sobrarem 370 mil votos válidos , o quociente será de 17.619 votos. Exemplo: para um partido/coligação obter 6 vagas na Câmara, serão necessários 105.714 votos.

QUOCIENTE partidário: é o número de vagas obtidas por um partido ou coligação, através do Quociente Eleitoral. Fórmula: soma-se os votos da legenda aos votos nominais dos candidatos e divide-se pelo quociente eleitoral.

EXEMPLO: candidatos de suposta coligação tiveram os 105.714 votos e mais 18 mil votos só de legenda. Teremos então 123.714 votos que dividindo pelo suposto quociente de 17.619 votos teríamos o índice de7,02162 = 7 vagas.

RESULTADO. Na hipótese acima, o partido/coligação pularia de 6 vagas conseguidas pelo quociente eleitoral, para 7 vagas em virtude do quociente partidário. Em cada cidade, onde a coluna circula, o leitor pode fazer o cálculo local.

E MAIS: se os partidos/coligações não conseguem preencher o total de vagas através do Quociente Eleitoral, usa-se o chamado Cálculo da Média. Divide-se o total de votos dos partidos/coligações, pelo nº de vagas obtidas + 1.

A CHAPA que obtiver a maior média fica com a vaga. Na média seguinte repete-se o cálculo, mas soma-se 2. Participam dessa etapa apenas os partidos e coligações que atingiram o Quociente Partidário.

O PROCEDIMENTO é complicado aos olhos do eleitor. Às vezes ele se frusta com a não eleição de seu candidato à Câmara, perdendo o lugar para o concorrente de outro partido que obteve uma votação inferior a dele.

ANTES da urna eletrônica, na época da apuração manual, alguns procedimentos acabavam ajudando esse ou aquele candidato com o voto de legenda. Era questão de interpretação, que bem advogada, contava à favor.

PARAOLIMPÍADAS. A superação dos atletas deficientes é uma lição para o pessoal que vive chorando por pouca coisa, por titica inclusive! Como sempre digo: visite uma UTI hospitalar e caia na real. De leve...

INVEJA. Mineiros, em Goiás, na divisa com Costa Rica, terá um frigorífico da Perdigão, gerando 5 mil empregos diretos e indiretos. Aproveitará o milho da região e os trilhos da Ferronorte no Alto Taquari para exportar.

ENQUANTO isso, o deputado Vadão Gomes (SP) desistiu de instalar um frigorífico de aves em Cassilândia por falta de acordo na concessão de incentivos fiscais pelo Governo Estadual.
Cada caso é um caso, mas fica o registro.

NA CAPITAL. Taxas do asfalto, iluminação, ISS, prestação da casa própria e saúde: os temas do embate sucessório. Mas a falta de empolgação do eleitorado é latente. “ Deve ser por causa da falta de chuvas”...diz um amigo.

POR DINHEIRO. Duda Mendonça reinventou Maluf e depois inventou Pita. Depois mudou de lado, ficou com Lula e agora está com Marta. O que pensa o eleitor que acreditou nas mensagens das suas campanhas anteriores?

PROPAGANDA. Retoques de efeitos visuais dos candidatos no vídeo, outdoors e santinhos; truques de maquiagem, postura de ângulo em diagonal para se evitar o efeito confronto e jogo cromático.Tudo beira o reino da fantasia.

PROGRAMAS na TV. deixaram a desejar. Muita moldura e pouco conteúdo. Pasmem! Esqueceram os candidatos. O mais direto, com melhor apresentador, interagindo com o eleitor, foi de Antônio Cruz.

O DEPUTADO Jerson se diz tranqüilo neste embate com o PTB. Confia na sensibilidade de seu eleitorado, que o acompanha independentemente de partido. Na biografia dele, servir
é palavra imprescindível, intocável.

COMO SADDAM. A nota saiu no “Estadão”: Irmão de Julinho, Jaime Campos, prefeito de Várzea Grande, diz que vai derrubar a caixa d’água, em frente à Igreja da Matriz, para construir no local uma estátua sua de igual tamanho.

A VAIDADE humana extrapola conceitos e a nossa própria imaginação. Perde-se o senso crítico e ignora-se eventuais observações contrárias. Aliás, nos 3 Poderes da vida pública, sobra vaidade e falta humildade. E como!

ADMINISTRAR a guerra entre os candidatos á vereança é fogo! Querem grana e material de propaganda na reta final. Candidato a prefeito se desdobra para prestigiar a todos. Afinal, cada voto vale muito na hora da verdade. Se vale!

O PREÇO! Colesterol ou gota lá em cima; diabetes nem se fala; a úlcera, a coluna e até o dente doendo. Morrer? Nem pensar! O céu que espere! Os candidatos só tem tempo para correr atrás dos votos nesta reta final.

A VIDA particular do candidato vai pro saco! Negócios, fazenda, comercio, consultório e profissão esquecidos. A retomada só após a ressaca eleitoral. E lembro: só após algum tempo, perdedores descobrirão que acabaram ganhando.

“NÃO PAUTE SUAS VIDAS E SUAS CARREIRAS PELO DINHEIRO.” (Nizan Guanaes)


Coluna de responsabilidade do jornalista Manoel Afonso (TV Record e dezenas de sites e jornais no Estado)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 01 de Março de 2017
Terça, 28 de Fevereiro de 2017
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)