Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/09/2004 10:28

Leia a coluna Amplavisão de Manoel Afonso

Manoel Afonso

NO FUNIL. Outubro vem chegando. Tem candidatos achando que já ganharam, outros de que nem tudo está perdido. Em algumas cidades, a eleição “pau a pau” com a decisão só na boca de urna. Só se fala em eleições.

NA CAPITAL Nelsinho mantém o ritmo para tentar ganhar no 1º turno, mas o PT acredita na sua militância e nos votos de Dagoberto e Cruz. A tentativa de “nacionalizar” o pleito, colando Lula ao Vander, gorou até aqui.

O FATO se repete: em plena campanha e se discute a inelegibilidade de candidatos. Culpa do Congresso que não mexeu na Lei e dos partidos na sua seleção. O eleitor fica confuso e isso reflete negativamente na classe política.

A CONSTITUIÇÃO preserva a elegibilidade até a condenação definitiva. A Justiça por sua vez não tem como julgar mais rápido os casos e prejudica o candidato impugnado. É preciso encontrar uma solução mais pratica.

“BATRÍCIOS”. São mais de 15 os candidatos à vereança descendentes de libaneses e sírios na capital. Dois deles moram na mesma rua e quarteirão: Youssif e Marun. E todo santo dia eles conversam sobre política.

COMPETIÇÃO. Em cada entidade: Maçonaria, Rotary, Lions, etc, afiliados disputam cargos eletivos. Para não se criar arestas, a promessa do eleitorado é de divisão dos votos das famílias, prestigiando a todos. Boa saída.

CONVERSEI com Suel, candidato do PSTU na capital. Sua equipe é de 10 pessoas e não tem grana para produzir programa melhor. Ex-petista, de Nova Luzitânia (SP) , trabalha na Delegacia Federal da Agricultura.

DO LEITOR: ...e diga-me com quem andas...Lula cortejando ACM – símbolo da “carona” da Ditadura e do coronelismo nordestino...alvo de constantes denúncias (vide painel)...o PT de hoje não é mais o PT de ontem...

VEXAME! O cantor Zezé Di Camargo, empolgado num comício de Marta Suplicy e se meteu a elogiar as virtudes da candidata: “...a Marta é uma mulher que, se preciso for, pega no bicho e bate na mesa”. Risada geral!

ENCONTREI com Vilassanti na Assembléia; ele animado com sua candidatura à prefeito de Guia Lopes da Laguna, apoiado por Jerson, Orro e Freixes. Lá, quatro candidatos à prefeito disputam menos de 8 mil votos.

SEM MEMÓRIA? Primeiro foi Fragelli, depois Pedrossian e agora Wilson em casa. Eles representam um período efervescente da política que devia ser registrado, para conhecimento das novas gerações. Ou não?





NA FALA ao “Correio”” Wilson diz que errou. Mas não falou onde e como. Dúvidas que só um livro de memórias, bem direcionado, dissiparia. A filha Celina gostou da nossa idéia e vai sugerir e incentivar o pai no projeto.

RACHID foi figura importante no contexto local. Médico da fronteira, fez sucesso na política, campeão nacional de mandatos. Mas não se cuidou de registrar isso numa obra, sob a ótica da vida pública eletiva. Foi pena!

LAVANDERIA. Lula perdeu para Collor devido a famosa denúncia do aborto. Nas eleições municipais então, no lugar de propostas, a devassa na vida dos adversários. Nos palanques e muros - barbaridades impublicáveis.

MALDADES é que não faltam: não interessa de que tipo sejam as armas. Para alguns o que vale é vence. Na capital por exemplo, pelo nível de sua gente, inadmissível o que pichadores fazem na calada da noite. Desespero? Só pode!

RECLUSO. Ele não é candidato, não tem aparecido e nem dado entrevistas. Mas Carmelino Rezende tem estado atento ao que rola nos bastidores. Na semana passada ele conversava animado com seu amigo Athayde.

DORIL. O senador Juvêncio distante do processo eleitoral. Pelo menos na capital não aparece no horário de TV de Dagoberto, seu companheiro de PDT. Só consigo mesmo vê-lo na TV Senado. E isso não é nada bom pra ele.

ESMOLA ELEITORAL Se não se fiscaliza a presença das crianças nas escolas para justificar o benefício, o programa Bolsa Escola virou Bolsa Esmola. No Brasil, 1,5 milhão de crianças não freqüentam escolas.

O DINHEIRO enche a barriga! Mas perde-se a chance de alfabetizar crianças, que ficam sem dignidade com a esmola. O Governo fala que não tem como agir, mas fiscaliza e cobra tributos com eficiência de 1º Mundo.

GIROTO. Um leão; continua dando duro na Prefeitura. Encontrei-o empolgado, atento às obras da Via Parque. Disse-lhe que sua campanha para deputado já estava pronta; e ele apenas sorriu. Nem sim, nem não!

JORNADA DUPLA. Os deputados não descuidam das candidaturas de seus vereadores e prefeitos pelo Estado afora, mas nem por isso deixam de votar matérias importantes. Londres e Jerson comandam o ritmo que satisfaz.

QUOCIENTE eleitoral é aquela doença temida que o político jamais imagina ser vítima um dia.. Em todas eleições causa estragos para alguns e benefícios para outros. Neste último caso, ao pessoal do PMN, PV, PPS, PT- do B, etc.


“NOSSA ELEIÇÃO FOI A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE”. ( LULA)

Coluna sob a responsabilidade do jornalista Manoel Afonso (TV Record e dezenas de sites e jornais no Estado)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)