Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a Coluna Ampla Visão de Manoel Afonso

29 de abril de 2005 - 09:04

Cassilândia News
Cassilândia News

O GOLPE. Faltou quorum para aprovação da matéria; o pres. Valdomiro Gonçalves incluiu o servidor Portela na contagem. Na tribuna, Moka, líder da oposição, ironizou: “quero saudar o mais novo colega da casa, o dep. Felix Portela”. E Portela brinca: “ ainda não recebi meu jeton”.

FRAGELI. Bati longo papo com ele e esposa no Proncor. Wilson Martins já tinha estado por lá. Contou-me lances de sua vida pública, entre eles, a venda de terras do Aripuanã para modernizar Cuiabá e iniciar o CPA.

É AMOR! Frageli tem 89 anos e da. Lourdes 83. Conheceram-se no carnaval de 39, no Rádio Club. Ela foi interna em Petrópolis e estão casados há mais de 63 anos. Elegante, ela o chama carinhosamente de Zezinho. Pode?

NETO de imigrantes italianos, filho de médico, Frageli nasceu em Corumbá. Seu pai foi deputado duas vezes. A primeira, antes mesmo do período de Getúlio. Pena que a sua trajetória íntegra não foi registrada.

O EX- GOVERNADOR é atualízadíssimo: a leitura do “O Estado de São Paulo” é sagrada.
Acha que Lula está se perdendo, que André é forte e que a classe política preocupa. No final da conversa pergunta: “Como vai o Pedrossian?”

OS IGUAIS. Lula, Aécio, Alckimin Garotinho e Cesar Maia com a mesma proposta: fim do desemprego, da violência e melhora na saúde. Todos tem o rótulo de neo-liberais. Como se vê não há nenhum expoente entre eles.

RÁPIDO. Perguntei ao José Ancelmo, presidente do TC: qual a sua impressão após o papo com o dep. Severino, lá em Brasília? E ele respondeu: De ingênuo mesmo, só a cara. Ele sabe de tudo. Não chegou lá por acaso!

FOLCLORE. Prefeito pediu a um cabo que matasse a onça que comia bezerros na região. Pomposo ou medroso, ele retruca: “ Primeiro preciso saber se o bicho é municipal, estadual ou federal. Sou do Exercito; sabe como é!”

EM SINTONIA. Executivo e Legislativo da capital afinados, falando a mesma língua. Daí que o aumento salarial passou sem problemas e traumas. Os funcionários agradeceram, mas esperam melhoras nos próximos reajustes.

UM PÂNTANO. Dos 15.666 funcionários do Congresso, 12.87 são nomeados sem concurso.
Se proibirem os parentes, nomeiam os afilhados. O orçamento atual é de R$2,5 bilhões. Mais que afronta: um atentado ao pudor!

“QUEBRA OSSOS”. O dep. Ari Artuzzi era um braçal do campo até pouco tempo; não enjeitava serviço. Nas suas enormes e fortes mãos, os sinais! Seu aperto de mão é a marca registrada que assusta os menos avisados.





O TROCA TROCA partidário já virou pornografia. O Governo não tem mais interesse na reforma política agora e sim após 2.006. Quanto ao destino da verticalização, continua em compasso de espera. O jeito é esperar.

“DAY AFTER”. Dois pepinos do dep. Sergio de Assis: a tal pílula do dia seguinte e qual partido seguir nesta salada de siglas. Para ele, a última questão é mais difícil porque precisa ouvir os eleitores, amigos e a mulher.

CANSEIRA. Cortam o telefone residencial, trocam o celular e assim por diante. Essa a tática dos devedores dos bancos, fugindo das cobranças. Um gerente disse-me que a maioria deles tem o limite do cheque especial estourado.

LEVO FÉ. A parceria entre o TC e o MP deve render frutos a curto prazo com a filosofia da tolerância zero. Pelo discurso de José Ancelmo, pela disposição da procuradora Irma Vieira, a moralização não seria impossível. Espero!

EM BAIXA. As lojas da capital sentem os reflexos da queda na venda de materiais de construção. Os vendedores, ganhando comissão, choram as pitangas. Nem a presença das financeiras tem alavancado o setor. É rezar...

TRASEIROS. Lula não entra num banco há tempos. O Governo eleva a taxa de juros e ele diz que somos folgados ao não procurar outro banco. Ora! Os bancos são iguais – os juros idem. Lula agrediu a classe média.

BOM NEGÓCIO. Na oitiva de Rosário C. Neto, na CPI do ECAD, assustado com a fatura do órgão, Orro exclamou: “Preciso arrumar um negócio rendoso como esse que não paga imposto. Quem souber, me avise”! Risada geral.

TERRA BOA. Ucrânia e o espigão entre Itaporã e Douradina– segundo levantamento por satélite, tem os solos com maior índice de fertilidade do mundo. Patrimônio que o prefeito Marcos A. Paco quer explorar.

CONVERSEI com o prefeito Marcos, de Itaporã, que detém 77% de aprovação. Animado, quer aproveitar a proximidade com Dourados para atrair indústrias. Além da piscicultura, há espaço para outros investimentos na zona rural.

PENSANDO BEM... O dinheiro do IPEMAT cairia como uma luva. Em tempos de vacas magras, de quebra de safra, viabilizaria o caixa do Governo para pagar fornecedores, órgãos da imprensa, empreiteiras, etc.

AMIGO DA ONÇA? O excesso de zelo do Planalto resultou em frustração. Em política, quando se trata de atender companheiro, não tem essa de ficar de saia justa. Tem que fazer mágica, tirar coelho da cartola.













SIGA-NOS NO Google News