Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Ampla Visão de Manoel Afonso

26 de junho de 2004 - 08:46

É GRANA! As grandes agências de marketing pedindo 10 milhões de reais para comandar campanhas eleitorais em grandes capitais. Mas o valor cai para mais da metade dependendo do tamanho da cidade e das condições.

CHICO SANTA RITA deve tocar a campanha de Nelsinho. Ele orientou Bacha e discordou do candidato que insistia continuar com a formula da campanha do 1º turno. Para Chico, 2º turno era outra eleição. E deu no que deu!

PERFIL do Chico: 65 anos, ex-Globo e Abril; 25 anos de janela e mais de cem campanhas. Trabalhou para Quercia, Collor, Covas, Ulysses, Perillo, Fleury e Braz Melo (48,9%) contra Zé Elias (34,4%) em 1996. Lembram-se?

BRIZOLA. Estive com ele em Lisboa em 1979 e impressionou-me. Trabalhista antes do PT, coerente, denunciou a ditadura lá fora; a democracia deve muito à ele; na última vez na TV criticou os desvios de Lula. Fará falta!

FOLCLORE. Antonio Acioly, que governou o Ceará como ditador, pediu: “quando morrer quero que meu caixão atravesse as ruas de Fortaleza”. Atravessou... xingado!. E Rui Barbosa escreveu a crônica: “O cadáver vaiado”.

DO LEITOR: “O superávit e a reserva para programas assistenciais (bolsa escola e outros) são enormes. O Governo deve usá-los como munição eleitoral. O Povo não quer esmola e sim salário digno. E a popularidade... em baixa!”

ZECA. Os amigos dizem que ele se saiu bem na TV. Bandeirantes...os adversários não...é rápido no gatilho, se defende atacando... faz comparação com o governo Wilson.. é um bom palanqueiro... sabe fazer jogo de cena.

QUESTÕES: Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana e Paranaíba – cada qual vivendo sua realidade. As candidaturas não são unanimes Alguns descontentes cruzarão os braços, outros serão arrastados.

GOLPE. Minério de ferro, soja e carne: o que os chineses querem do Brasil. Não darão emprego para brasileiros. Como a safra americana de soja será boa, criaram caso, o preço caiu e agora ficaram donos da situação.

PICARELI feliz com o sucesso de sua emissora de rádio em Nova Andradina. Acredita na força da legenda do PTB para eleger 4 vereadores na capital. Cada vez mais articulado, sabe usar com precisão a força da mídia.

INFLUÊNCIA. Os comícios em baixa: apenas 7% dos eleitores escolhem o candidato com base no palanque: 53% pelos programas na TV e 11% pela indicação de amigos. Os números valem paras as grandes cidades.





NO INTERIOR a força dos comícios impressiona indecisos. O visual, o som , os discursos e a animação no chamado comício de encerramento de campanha podem fazer a diferença. E um bom comício, deverá custar alto!

MUITOS pretendentes, sem estrutura, desistindo de concorrer ao cargo de prefeito. Tudo anda caro: cabos eleitorais, faixas, impressos, som, cantores, gasolina, assistência médica e jurídica. Sem cacife, é melhor ficar em casa!

DELCÍDIO. Desde sua eleição indagava-se: será PT até quando? É hábil e sua visão da administração pública difere de seu partido. Tentará cavar espaço entre Puccineli e Londres, que é complicado, ou se aliar a um deles?

PREVENÇÃO. Alguns petistas radicais nunca engoliram Delcídio. Acham que ele tem tipo de burguês, charmoso – quase galã. Com tanto tempo de mandato pela frente, e pelo quadro atual, não há quem não queira ele.

EVOLUIR sem perder sua essência: esse o dilema petista, que paga caro pela indecisão e radicalismo ingênuo de dirigentes. Os últimos acontecimentos jogaram o PT na vala comum dos velhos partidos: tudo pelo poder!

BATIDO. Para o deputado Sérgio Assis, Possari deveria ter sido candidato à deputado federal nas últimas eleições e hoje teria maior cacife para disputar a prefeitura. Ainda haveria tempo para tentar a Câmara em 2.006?

LEITOR observa: “...violência e desemprego – as maiores preocupações do povo na pesquisa CNT/Sensus...a solução de ambos passa pelo fim do desemprego...sem dinheiro o homem faz de tudo para sobreviver, inclusive delinqüir.”

ANIMADO. Os olhos de Orro brilham quando fala em eleição; não consegue conter o entusiasmo pela cachaça da política. Sair de cena? Não! Até admite implante de cabelos para mudar o visual e melhorar a auto estima.

BOLA FORA. Lula sem preparo para o improviso...diz que o Brasil não se limita com a Bolívia e que aqui não temos guerra, terremoto e maremoto. Mas não disse que temos MST, Lalau, Anatel, Waldomiro, Juízes e impunidade.

PARAÍSO da agiotagem, esse país. As financeiras e os grandes bancos investindo firme agora também no comercio de carros usados. As garagens aceitam o carro usado do “enforcado” para garantia da grana emprestada.

MARISA. Articulada – já assimilou com naturalidade sua inclusão ao projeto do prefeito André. Tem seu eleitorado cativo – independentemente da situação partidária – e o seu projeto pode ser até o Senado ou a Câmara Federal.

FERNANDO PESSOA: “A morte é a curva da estrada./ Morrer é só não ser visto.”








SIGA-NOS NO Google News