Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/07/2004 15:00

Leia a Coluna Ampla Visão de Manoel Afonso

SOMEI a lista de candidatos à vereador na capital: 303. Dino Rocha ( sanfoneiro), Miltinho Viana, Camila Hanna, Brejinho, Ogg Ibrahim, Magalli Picarelli e Alcides Bernal são pessoas ligadas aos meios de comunicação.

E MAIS: pastor Sérgio, pastor Dutra, pastora Selma, pastor Bosco, pastora Miriam e pastor Xuxu. E 34 professores registraram candidaturas com o apelido “professor” e 4 militares: 2 coronéis, um tenente e um cabo.

ENTRE ASPAS. Muitos candidatos, como em todas eleições municipais, apenas emprestam o nome para completar a chapa, não tendo ilusões maiores. Daí, que nas apurações, aparecerão candidatos com poucos votos.

ELEIÇÕES. São positivas para os credores de muitos candidatos. Como a legislação exige deles certidões negativas, o jeito foi quitar as contas e agilizar a baixa dos processos em andamento na Justiça. Foi uma correria por aí.

PESQUISAS. Aquelas realizadas antes das convenções funcionam para espantar sonhadores sem prestígio político nas comunidades. Aí, ficam apenas os que tem desempenho razoável e os movidos puramente por ideologia.

EXCECÕES existem é claro. Camapuã é uma delas. Mesmo ficando com um apenas 10.500 eleitores, seis candidatos vão disputar as eleições. Mas em Costa Rica, o prefeito Valdeli é candidato único. Cada caso é um caso!

CAMPANHA política é para desembrulhar os pacotes: alguns com conteúdos, outros vazios, apenas com embalagem atraente, sofisticada. Espera-se que o eleitor, saiba discernir quem é quem e fazendo uso apenas da razão.

HAJA SABÃO! Decretado o fim da privacidade dos candidatos à prefeito. No interior ganha contornos fantásticos. A devassa chega a ser maldosa sobre a vida deles: lado profissional, conjugal e até o desempenho sexual.

LIVRO ABERTO. Sempre foi assim! Às vezes discute-se mais a personalidade dos candidatos do que suas propostas. Até parece a “Inquisição”, onde os suspeitos iam direto para a fogueira, sem chances de defesa.

DICA. Na cidade grande o eleitor não está nem aí para candidato a vereança. Vota por votar.
Candidato esperto ou sem grana, deve bater de porta a porta, mostrar a cara, conversar com a empregada e patroa, pedindo o voto. Funciona!

SAUDADES. Para o ex-vereador Chico Maia, o ex-deputado Albino Coimbra sempre teve lado; direto, autêntico, falava o que pensava. Sempre fazia observações ao cronista sobre fatos políticos. Perdi um leitor e amigo.





MARCELO governador – Albino prefeito, e discutia-se o nome para Secretário de Saúde. Arrudinha citou Rondon, mas uma dúvida: “ ele é louco!”. Albino retrucou: “E daí? Louco por louco e sou prefeito!” E foi nomeado.

VELÓRIO: é o melhor ponto de encontro de gerações de políticos e personalidades diversas na capital. Mata-se a saudade, esquece-se as rusgas e coloca-se as novidades em dia da cidade grande e fria, sem tempo para o ócio.

NO INTERIOR os políticos são figuras obrigatórias nos velórios. São os primeiros a chegar, ajudam a carregar o caixão, consolam os parentes e se colocam à disposição. A solidariedade na hora da dor, conta pontos. Se conta!

DO LEITOR-1: ...não se justifica o alarde dos congressistas da economia de 15 milhões pela não convocação extraordinária...não fazem mais que obrigação... ganham bem para isso... trabalharam menos de dois meses no 1º semestre.”

DO LEITOR-2: ...o velho filme: como fica o compromisso do deputado ou senador - com o eleitor - ao disputar o cargo de prefeito? Mais dos 90 candidatos, alegam inaptidão ou que serviriam melhor o povo no Executivo.

JUSTIÇA. Zeca promove ação por danos morais contra Ramez. R$50.000,00: a indenização arbitrada à favor de Zeca contra Antônio João do “Correio” em ação idêntica. R$53.205,00: a multa eleitoral contra André e a Rádio Capital.

APOSTANDO na falta de memória da opinião pública? Segundo o colega Fernando Soares, ex-prefeito de Maracajú, Jair do Couto, condenado por tráfico de drogas, já estaria na rua e à frente de seu “buffet” na capital. Esse o país!

RÁPIDO. Na reunião do TC, na Assomassul, André não perdia tempo, cumprimentando os prefeitos do interior, com direito a fotos inclusive. Ao cronista, disse que não vê a hora para entregar o cargo e ir pescar. Será mesmo?

EM ALERTA. Conversei na Assomassul com o ex-deputado Valdeni Machado, mais gordo e sempre gentil e simples. De olho no lugar de Nelsinho na Assembléia, diz que encomendará novos ternos para exercer o mandato.

BI-COLOR. O deputado Raul Freixes é mesmo versátil. Se em Aquidauana ele optou por Felipe Orro (PTB-PDT, etc) rumo à reeleição, logo ali no outro lado do rio - em Anastácio- apoia Marcia Portocarrero, do PT.

PRÊMIOS. Embaixadas, secretarias, ministérios e cargo em órgãos públicos: algumas das formas de compensar ou consolar quem perde eleições. Dançando em São Paulo, Marta será embaixadora em Paris. Ganhará perdendo!

DO FILÓSOFO Shoppenhauer: “O que dói também ensina”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)