Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

23/07/2018 14:30

Lei prevê medidas de orientação sobre risco de dengue e zika em grávidas

Intenção é reduzir os casos destas doenças, que podem provocar, como consequência, a microcefalia em bebês

Campo Grande News

Se tornou lei estadual a proposta que prevê medidas de orientações para prevenir dengue, zika vírus e chikungunya em gestantes. A sanção do governo de Mato Grosso do Sul saiu no Diário Oficial desta segunda-feira (dia 23).

De acordo com o texto, a intenção é reduzir casos destas doenças em grávidas, em virtude da possibilidade de causar microcefalia em bebês.

Quando apresentou a medida, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (MDB), lembrou que, em 2016, MS apresentou uma "verdadeira explosão" de casos de contaminação.

A ideia é que seja incluído nos programas de pré-natais esclarecimentos às grávidas sobre os riscos e demais informações sobre o mosquito transmissor, Aedes aegypit.

Também prevê atualização das vacinas de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e informação à gestante sobre o risco relacionado ao uso de determinados medicamentos.

De acordo com o texto, caberá às unidades públicas e particulares que prestam assistência de saúde a incluir os esclarecimentos sobre os riscos de contaminação às gestantes, em seus respectivos programas de pré-natal, tendo uma parte específica sobre a questão da microcefalia e como ocorre sua incidência nestes casos.

Outra medida de apoio será um levantamento das gestantes feitas por agentes comunitários de saúde, com as visitas nas residências para além de orientar e esclarecer dúvidas, também avaliar (agentes de endemias) se existem focos de mosquito da dengue. Estas equipes precisam passar por programas de capacitação para explicar todo este cenário ao morador.

A proposta também requisita que a rede pública de saúde faça a distribuição de repelentes, que devem seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 19 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 18 de Novembro de 2018
09:05
Cassilândia
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)