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19/10/2006 07:54

Lei obriga atendimento pessoal em teles e energéticas

Fernanda Mathias / Campo Grande News

Lei aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, obriga que empresas prestadoras de serviço de energia elétrica e telefônico ofereçam atendimento personalizado ao consumidor. A obrigatoriedade atinge a todos que tenham contrato de adesão comercial firmado com 3 mil ou mais consumidores no Estado. Isso porque hoje grande parte dos atendimentos acaba sendo direcionada ao sistema de call center.

Conforme a nova lei, o dever de prestar atendimento personalizado independe de as empresas disponibilizarem outro meio de atendimento eletrônico ou por telefone. Quando no local o atendimento for pelo sistema eletrônico a empresa terá de colocar funcionários à disposição para auxiliar os consumidores. Fica vedado, no entanto, que o consumidor seja obrigado a usar exclusivamente o meio eletrônico ou mecânico, sem a possibilidade do atendimento pessoal. Os postos personalizados não são obrigados em municípios com menos de 50 mil habitantes.

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