Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lei nº 11.929 prevê: hoje é dia do Chimarrão

Jovem Sul News - 24 de abril de 2014 - 15:35

Neste 24 de Abril comemora-se no Rio Grande do Sul, o “Dia do Chimarrão”, instituído pela Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do Deputado Giovane Cherini.

Conta-se na história que os Guaranis tinham como hábito o uso de uma bebida feita com folhas fragmentadas, tomada com um pequeno porongo, através de um canudo de taquara. O uso do mate difundiu-se no Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul), Argentina e Paraguai.

Suas propriedades medicinais continuam sendo cultuadas de mão em mão, pelo habito do chimarrão, tererê, chá mate, e recentemente refrigerante. Seus adeptos chegam a mais de 100 milhões de pessoas, embaladas pelo hábito arraigado nas tradições típicas de cada país deste continente; e na crença da bebida natural e milagrosa ao organismo humano, pois alimenta, prolonga a vida das células, é reconstituinte, dá força e energia.

Atualmente, o produto mate vem ganhando o mundo, o Brasil já exporta para 30 países, sendo os maiores importadores, o Uruguai, Chile, Japão, Alemanha e EUA. No estado são cultivados 30 mil hectares em 13 mil propriedades familiares, abrangendo 267 municípios do Rio Grande do Sul. A erva-mate abastece 230 indústrias genuinamente gaúchas, gerando perto de 150.000 empregos diretos e indiretos, e recursos na ordem de R$ 180 milhões/ano.

O diretor da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber diz que esse hábito transcende a questão meramente alimentícia, pois representa a cultura, a tradição, a história do povo gaúcho, tornando-se um símbolo. Segundo a tradição, domingo é dia de churrasco e futebol, duas das maiores paixões dos brasileiros. Mas, o que muitos não sabem é que 24 de abril, como acontece com o chimarrão, é oficialmente o Dia do Churrasco no Brasil.

A data faz referência à criação do Centro de Tradições Gaúchas, organização fundada em 1948 com o objetivo de cultivar as tradições da cultura dos pampas. Ela também foi instituída pela mesma lei que se refere ao chimarrão. A culinária é uma das características das culturas em qualquer tempo e em qualquer parte do mundo.

Ao pensarmos em determinado povo, país, ou época, logo nos vem à mente também um tipo de alimento. Pois bem: o Rio Grande do Sul, de tanta e tamanha cultura, tão variada quanto sedimentada pelo mundo todo através dos CTG’s tem um prato típico, a tradicional carne na brasa.

Fonte: Rede Guia Comercial / MO

SIGA-NOS NO Google News