Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/01/2005 07:43

Lei define crimes que podem gerar prisão de prefeitos

Maristela Brunetto/Campo Grande News

Há uma série de situações extremas que podem levar à prisão de gestores pelo desrespeito à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Elas foram estabelecidas pela lei 10.028, de 2000, que trata dos crimes contra as finanças públicas. Os prefeitos que deixaram o mandato no dia 31 são os primeiros a se expor ao rigor máximo da lei.
Entre as situações apontadas mais graves pela lei e que podem levar à prisão estão realizar operações de crédito sem autorização legislativa (1 a 2 anos de pena); inscrição de despesas não empenhadas em restos a pagar (de seis meses a dois anos); fazer assunção de obrigação nos últimos oito meses do mandato e não haver recurso disponível para quitação (1 a 4 anos); ordenar despesa não autorizada (1 a 4 anos).
Também é crime oferecer garantia em operação de crédito sem haver contragarantia no mesmo valor ou superior, com pena prevista de três meses a um ano. Não cancelar restos a pagar pode levar a pena de detenção de seis meses a dois anos. Aumentar despesas com pessoal nos 180 dias que antecedem o final do mandato também crime, com pena de um a quatro anos de reclusão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)