Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Laudo sobre febre aftosa no Paraná não é conclusivo

Lúcia Nórcio/ABr - 02 de novembro de 2005 - 07:18

O primeiro resultado dos exames com materiais de animais do Paraná suspeitos de terem febre aftosa indicaram em alguns deles reação positiva. O governo estadual afirma que o laudo, porém, não é conclusivo porque outros animais não apresentaram reação. O estado permanece suspeito de possuir focos da doença.

O secretário estadual de Agricultura, Orlando Pessuti, afirma que, mesmo nos casos em que os testes apresentaram resultados positivos, não está confirmada a doença porque os animais podem ter reagido à vacina. "Os resultados até agora produzidos são de apenas suspeita de febre aftosa no Paraná".

O laudo é do Laboratório Nacional de Agricultura, de Belém, e foi emitido no dia 27 de outubro. O exame do material de um animal morto, da região de Maringá, é que vai determinar se há foco da doença no estado. Segundo o secretário, o material foi enviado anteontem (31) e o resultado deverá ficar pronto no final da semana. Pessuti afirmou ainda que o resultado preliminar não autoriza a liberação de propriedades interditadas e nem o trânsito de animais.

Começou ontem oficialmente a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A meta é vacinar todo o rebanho bovino e bubalino do estado, estimado em 10,5 milhões de cabeças.

O secretário alerta aos proprietários de fazendas de quatro municípios de Amaporã, Loanda, Maringá, e Grandes Rios - regiões onde há suspeita de focos de aftosa - para que não vacinem seus animais. Ele explica que, se for comprovada a febre aftosa, será necessário realizar uma limpeza sanitária e os exames em animais vacinados poderão produzir resultados falsos.

SIGA-NOS NO Google News