Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/10/2005 11:51

Laudo da aftosa no Paraná deve sair na semana que vem

Lúcia Nórcio

O laudo final dos exames feitos nos bois com suspeita de febre aftosa de quatro municípios do Paraná só deve sair no início da próxima semana. Segundo o secretário executivo do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), Silmar Pires, os exames realizados até agora nas amostras colhidas dos animais com suspeita da doença não foram conclusivos e mais material foi encaminhado ao Laboratório Nacional de Agricultura, em Belém, único autorizado pelo Ministério da Saúde para realizar esse tipo de exame.

Silmar Pires disse que a divulgação do laudo está dentro do prazo previsto, que normalmente é de dez dias. As primeiras amostras de "epitélio" e "raspado de mucosa de língua e de esôfago faringeano" - materiais usados para o exame - foram enviadas no último dia 22 e, desde essa data, estão sendo encaminhadas novas coletas solicitadas para contraprova.

Enquanto a confirmação não sai, as barreiras sanitárias continuam e a fiscalização é intensa nas 30 barreiras fixas e nas 28 volantes instaladas nas divisas entre o Paraná e estados vizinhos. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Agricultura, cerca de 300 profissionais estão envolvidos no trabalho. Todos os técnicos da secretaria foram mobilizados em função do combate à febre aftosa no Paraná. Estão trabalhando ainda na fiscalização os conselhos municipais e intermunicipais de sanidade agropecuária.



A secretaria da Agricultura bloqueou nas últimas horas o acesso a fazendas de Amaporã, no Noroeste do Paraná, onde há animais suspeitos de estarem contaminados com a febre aftosa. Policias militares e da Força Verde da Polícia Militar também foram enviados aos locais para reforçar na fiscalização dos veículos e nos acessos das fazendas e dos municípios.

Os primeiros casos de suspeita da doença no Estado surgiram no dia 20 nos municípios de Amaporã, Loanda e Maringá e Grandes Rios. Foram identificados quatro focos suspeitos em animais que participaram de uma feira em Londrina e apresentavam febre, salivação abundante e dificuldade para caminhar.

Outra medida emergencial adotada pela Secretaria da Agricultura do Paraná é a realização de fóruns em diversas regiões do Estado com o objetivo de debater ações de combate ao vírus que causa a febre aftosa .

O primeiro Fórum Regional "Paraná na Luta Contra a Febre Aftosa" acontecerá nesta sexta-feira (28), em Cascavel. No sábado o governador Roberto Requião participa do fórum de Paranavaí. Em Ponta Grossa o fórum será na segunda-feira (31), às 9h30. No mesmo dia, a partir das 14h30, Londrina também promove este movimento. O Fórum Regional "Paraná na Luta Contra a Febre Aftosa" termina no dia 1º de novembro, às 11h30, em São José dos Pinhais, com o lançamento da 2º etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa deste ano.(Lúcia Nórcio)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)