Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Laudo aponta resultado negativo para Newcastle

09 de junho de 2005 - 07:27

Elias Alves
Elias Alves

Com base na nota divulgada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o secretário de Produção e Turismo do Estado (Seprotur), Dagoberto Nogueira Filho reafirmou, durante coletiva na tarde de ontem, que a causa das mortes das aves no município de Jaraguari não está relacionada à doença de Newcastle.

Conforme o laudo oficial emitido pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Campinas (SP), o resultado da análise indica que o teste de Índice de Patogenicidade Intracerebral (IPIC) foi de 0,4 enquanto que o vírus apenas se caracteriza como patogênico para Newcastle em índices superiores a 0,7, o que não é o caso. “As aves de granja foram feitas para ganhar peso e serem abatidas precocemente, o que causa uma certa debilitação no fator imunológico. È certo que qualquer fator anormal pode comprometer essas aves, até mesmo a refrigeração do ambiente pode causar danos”, comparou Dagoberto ao explicar que uma possível origem desse vírus pode estar associado a presença de alguma galinha caipira ao arredor da granja Nossa Senhora Aparecida, integrada da Seara, e que tenha sido vacinada contra a doença.

Segundo o médico veterinário e consultor de defesa sanitária animal da Seprotur, João Cavalléro, a vacina contra a doença é de anticorpos vivos. “Uma vez aplicada ela é absolvida e, em seguida, liberada pelo organismo da ave seja através das fezes ou urina. Tal fato pode ter sido o motivo do índice diagnosticado pelo laboratório”, completou Cavalléro que apontou também que o vírus, como foi encontrado nas aves, não poderia por conta própria produzir a mortalidade observada se não houvesse a concorrência de outros fatores, que são os agentes de doenças sob investigação no momento.

A questão mercadológica, inicialmente afetada, volta ao normal uma vez que a preocupação dos importadores já foi sanada. “O que o mercado quer saber é o que foi diagnosticado e quais as medidas que foram tomadas. Já se sabe que não é Newcastle nem Influenza Aviária, o que poderia ser um problema. Quanto às ações de vigilância, as barreiras devem ser suspensas ainda essa semana uma vez que a Agencia de Defesa Sanitária do Estado (Iagro), continuará cumprindo seu papel de vigilância permanente”, ressaltou João Cavalléro.



O QUE É A NEWCASTLE



Conforme o departamento de defesa animal do MAPA, a doença de Newcastle (DNC) é uma doença viral, aguda, altamente contagiosa que acomete aves comerciais e outras espécies aviárias, com sinais respiratórios (tosse, espirro, estertores) freqüentemente seguidos por manifestações nervosas e por diarréia e edema da cabeça. A manifestação clínica e a mortalidade variam segundo a patogenicidade da amostra do vírus. A patogenicidade do vírus da DNC varia de muito alta, para intermediária a muito baixa. No homem, que pode contrair a doença pelo ar, a conseqüência é uma ligeira conjuntivite.



Cristiane Sandim

SIGA-NOS NO Google News