Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Laringite: essa inflamação na garganta do bebê pode ser grave?

BabyCenter Brasil - 15 de julho de 2016 - 09:00

Embora a doença não seja em princípio grave, em crianças pequenas ela pode provocar inchaço na laringe e na traqueia, na região da garganta, obstruindo a passagem de ar pelas vias aéreas e dificultando a respiração. A dor de garganta também pode prejudicar a alimentação do bebê.

A laringite afeta principalmente crianças de 6 meses a 3 anos, mas pode ocorrer em crianças mais velhas. As épocas de maior ocorrência são o outono e o inverno.

Pode acontecer também de a criança ter a laringe inflamada por causa de refluxo constante. O diagnóstico, nesse caso, nem sempre é tão claro.

Quais são os sintomas possíveis da laringite, além de dor de garganta e tosse?
A tosse é muito característica, e se parece mesmo com o latido de um cachorro, ou às vezes com o som emitido por uma foca. Ela surge na maioria das vezes no meio da noite.

Na maioria dos casos, no entanto, a doença é menos grave do que parece pelo som da tosse. A criança também pode ficar rouca e ter febre baixa.

O mais comum é você ser acordada de madrugada e descobrir que o resfriadinho do seu filho virou uma tosse horrenda. É bem provável que seu filho esteja acordado, sentado, assustado com a tosse.

O choro da criança piora a situação, por isso o melhor é tentar acalmá-la e ajudá-la o mais rápido possível.

O consolo é que a laringite costuma ser pior nas duas ou três primeiras noites, e normalmente vai embora sozinha depois de uma semana.

Como se trata a laringite?
Como a laringite é causada por vírus, não adianta dar antibiótico. Mas dá para aliviar bem os sintomas com soluções caseiras:

Ligue o chuveiro na temperatura mais quente possível e feche a porta do banheiro, transformando-o numa "sauna". Entre no banheiro com a criança e fique lá pelo menos 15 minutos, tentando acalmá-la. Vale ler uma história ou cantar para ela. O vapor vai ajudar a amenizar a tosse e talvez ela consiga dormir de novo.

O ar frio também parece reduzir o inchaço nas vias aéreas, por isso você pode abrir uma janela e deixar a criança respirar um pouco o ar fresco da noite. Só tome cuidado para não tentar as duas opções em sequência, saindo do quentinho da "sauna" para o ar frio ou vice-versa.

O uso de um vaporizador (siga as orientações do pediatra para a limpeza do aparelho) ou a inalação com soro fisiológico também podem ajudar.

Dê bastante líquido para seu filho.

Não dê xarope, pois esse tipo de remédio não alivia a tosse causada por laringite.

Quando preciso procurar o médico se o bebê estiver com a garganta inflamada?
Se você estiver assustada, com a impressão de que a garganta do seu filho vai fechar, telefone imediatamente para o médico ou leve a criança ao pronto-socorro, mesmo que seja no meio da madrugada.

Procure atendimento rápido se a criança estiver fazendo muito barulho para respirar mesmo em repouso. Esse barulho ocorre quando ela inspira, e é chamado de "estridor laríngeo" -- um sinal de alerta. Busque atendimento se os tratamentos caseiros não adiantarem ou se a febre passar de 39 graus.

Excesso de baba pode ser também um sinal de alerta para uma doença mais grave, causada por bactérias, chamada epiglotite (a vacina contra o Haemophilus influenzae praticamente eliminou a epiglotite, felizmente).

O médico pode receitar algum tipo de medicamento corticosteróide ou então uma inalação com remédios. Se achar que o caso é mais grave, pode orientar você a levar seu filho ao pronto-socorro.

SIGA-NOS NO Google News