Cassilândia, Segunda-feira, 15 de Julho de 2019

Últimas Notícias

14/07/2005 14:32

Lançado edital para equipar escolas de ensino especial

ACS - MEC

A Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) lançou o edital do programa Projeto de Informática na Educação Especial (Proinesp), destinado à aquisição de equipamentos para laboratórios de escolas que atendam alunos com necessidades educacionais especiais. O Ministério da Educação vai equipar, este ano, 200 salas e 200 laboratórios de informática em número igual de municípios. O pregão eletrônico do edital está marcado para o dia 21 próximo, às 9h30, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), em Brasília.

Mais de 16 mil alunos com necessidades educacionais especiais serão beneficiados pelo programa. Serão adquiridos computadores, vídeos, gravadores, fones de ouvido, impressoras em braile e comum, mobiliário, jogos didáticos e interativos.

O Brasil tem cerca de 37 mil escolas que atendem alunos com necessidades educacionais especiais. Destas, 32,9 mil são públicas. “O Proinesp tem por objetivo apoiar o processo de preparação das escolas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais”, explicou a titular da Seesp, Cláudia Dutra.

Além de implantar o laboratório, o Proinesp tem em vista a formação de professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo educacional dos alunos especiais. Segundo Cláudia, o programa teve início em 2003, em 60 escolas. Em 2004, o atendimento subiu para 185 instituições. “Agora, em 2005, estamos adquirindo laboratórios para 200 escolas distribuídas nacionalmente”, disse Cláudia.

Inclusão — O número total de estudantes portadores de necessidades educacionais especiais aumentou 12,3% no país. Foram 566.023 matrículas em 2004. De acordo com o Censo Escolar, o número desses alunos em classes comuns aumentou 34,1% em relação ao ano passado e totaliza 194.581 estudantes. A presença em escolas especializadas ou classes especiais cresceu 3,5%. Foram 371.442 matrículas.

A elevada taxa de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais em classes comuns e a redução no ritmo de crescimento das matrículas em escolas exclusivamente especializadas ou classes especiais consolida a tendência dos últimos anos. Em 1998, a matrícula inclusiva equivalia a 15% do total. Em 2002, representava 24%. Em 2004, chegou a 34%.

Repórter: Sonia Jacinto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 15 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Domingo, 14 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)