Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/08/2009 14:23

Lançada no Rio campanha "Saco é um Saco”

Nielmar de Oliveira , Agencia Brasil

Rio de Janeiro - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a secretária do Ambiente do Estado do Rio, Marilene Ramos, lançam amanhã (3) no Rio de Janeiro, a campanha “Saco é um Saco”, que consolida projeto de lei que obriga estabelecimentos comerciais a substituírem gradualmente os sacos plásticos e que foi sancionado no final do mês de junho pelo governo do estado.

A iniciativa , na Ecobarreira do Canal do Cunha, na Maré, contará com a participação dos moradores da comunidade que vão trocar sacolas plásticas por bolsas feitas por material reciclável.

Segundo informações do governo do estado, os estabelecimentos comerciais distribuem sacolas plásticas terão de seis meses a três anos para efetuar a substituição, a contar da entrada em vigor da lei.

“Os comerciantes não serão obrigados a recomprar sacolas, mas poderão dar incentivo à população. Por exemplo, cada 50 sacolas podem ser trocadas por um quilo de feijão ou, a cada cinco itens que forem levados fora de sacolas plásticas, ganha-se um desconto de R$ 0,03”, afirma a secretária do Ambiente, Marilene Ramos através da assessoria de Imprensa do governo.

Segundo o Palácio Guanabara, a Ecobarreira do Canal do Cunha foi o cenário escolhido para o ato por ser um ponto que retémr grande quantidade de lixo flutuante lançado nos rios e lagoas. “Em média, 590 quilos de garrafas pet e 600 quilos de plástico, incluindo sacolas plásticas são retirados por mês, resultando em sérios prejuízos para o meio ambiente, já que uma sacola plástica leva de 30 a 40 anos para se decompor”, diz a nota da Secretaria do Ambiente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), só no Brasil, são consumidos 12 bilhões de sacolas plásticas ao ano e cada brasileiro usa em torno de 66 unidades por mês.

De olho na preservação ambiental, o Poder Executivo fluminense enviou à Assembléia Legislativa do Estado (Alerj), projeto de lei, posteriormente transformado na Lei 5.502/2009, objetivando acabar com o uso de produtos elaborados a partir de resina sintética derivada do petróleo.

“Um exemplo é o polietileno de baixa densidade (PEBD), utilizado na fabricação das sacolas plásticas que, além de não serem biodegradáveis, obstruem a passagem da água, acumulando detritos e impedindo a decomposição de outros materiais”, exemplifica o governo.

As ecobarreiras podem ser consideradas uma ferramenta fundamental para a preservação de rios e lagoas do Estado ao reter o lixo flutuante, impedindo que ele chegue à Baía de Guanabara e ao complexo lagunar da Barra e de Jacarepaguá.

Atualmente, o estado dispõe de oito ecobarreiras e uma nona em fase de implantação no Canal de Sernambetiba, no Recreio dos Bandeirantes, que será inaugurada na próxima quarta-feira (5). “Juntas, elas chegaram a reter 3.813 quilos de garrafas pet e mais de 3 mil quilos de plástico, incluindo sacolas plásticas, só no mês de maio”.



Edição: Tereza Barbosa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)