Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/04/2005 13:54

Lançada campanha para aumentar produção de mandioca

Sebrae

A “Campanha para o aumento da produtividade e da rentabilidade da cultura da mandioca em Mato Grosso do Sul”, foi lançada na manhã desta terça-feira, 5 de abril, durante a reunião da Câmara Setorial da Mandioca, que aconteceu no Sebrae/MS. A campanha tem o objetivo de aumentar a produtividade e a rentabilidade, e capacitar os agricultores através de seminários municipais.

Segundo o presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Carlos Gonçalves, em 2005 o setor tem como prioridade realizar do XI Congresso Brasileiro da Mandioca, que acontece de 25 a 28 de outubro, e a campanha para o aumento da produtividade. Em 2003, a produtividade da cultura da mandioca no Brasil foi de 13,4 toneladas por hectare, de acordo com dados do IBGE. No Estado a produção foi de 21 toneladas. “Nossa meta é produzir 22 toneladas por hectare em 2007, e 24 em 2008”.

De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Carlos Alberto Santos do Valle, o uso de ramas selecionadas para o plantio, é um dos fatores mais importantes para o aumento da produtividade. “Precisamos de novas espécies, e variedades alternativas de ramas para trabalhar a cultura da mandioca”. O consultor destacou a importância da Câmara na otimização de recursos e ações.

A superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Produção do Turismo, Sônia Gin, disse que a Câmara Setorial da Mandioca do MS é referência nacional e que sem dúvida originou cópias semelhantes em outros estados. Sônia ressaltou ainda que a produtividade e rentabilidade dependem da agregação de valor, de novos conhecimentos e tecnologias. “Esse também é um projeto social, pois gera emprego e renda”.

Para o superintendente de Desenvolvimento Agrário da DAS, Adilson Nascimento, a campanha vai trazer benefícios para os municípios, pois vai gerar postos de trabalho e aumento da renda do agricultor. Adilson destacou também a importância do Idaterra na assistência técnica, que é fundamental para o plantio.

O diretor superintendente do Sebrae/MS, Laurindo Petelinkar, falou sobre a integração da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor) ao Projeto de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local da Mandioca do Vale do Ivinhema, que vai beneficiar produtores de nove municípios da região. “Entre as ações a serem desenvolvidas está o aumento de lavouras e novas variedades de ramas de mandioca”.

A Câmara Setorial da Mandioca é composta pelo Sebrae/MS em parceria com a Seprotur, SDA, Seplanct, SERC, Idaterra, Iagro, Embrapa, UFMS, UCDB, Coop-Grande Uniderp, UEMS, Famasul, Fórum da Terra, DFA/MS, Ampagov, OCB/MS, Fiems, Banco do Brasil, Conab e Indústrias.

Sheila Rossetto / Contexto Assessoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)