Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lançada campanha para aumentar produção de mandioca

Sebrae - 07 de abril de 2005 - 13:54

A “Campanha para o aumento da produtividade e da rentabilidade da cultura da mandioca em Mato Grosso do Sul”, foi lançada na manhã desta terça-feira, 5 de abril, durante a reunião da Câmara Setorial da Mandioca, que aconteceu no Sebrae/MS. A campanha tem o objetivo de aumentar a produtividade e a rentabilidade, e capacitar os agricultores através de seminários municipais.

Segundo o presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Carlos Gonçalves, em 2005 o setor tem como prioridade realizar do XI Congresso Brasileiro da Mandioca, que acontece de 25 a 28 de outubro, e a campanha para o aumento da produtividade. Em 2003, a produtividade da cultura da mandioca no Brasil foi de 13,4 toneladas por hectare, de acordo com dados do IBGE. No Estado a produção foi de 21 toneladas. “Nossa meta é produzir 22 toneladas por hectare em 2007, e 24 em 2008”.

De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Carlos Alberto Santos do Valle, o uso de ramas selecionadas para o plantio, é um dos fatores mais importantes para o aumento da produtividade. “Precisamos de novas espécies, e variedades alternativas de ramas para trabalhar a cultura da mandioca”. O consultor destacou a importância da Câmara na otimização de recursos e ações.

A superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Produção do Turismo, Sônia Gin, disse que a Câmara Setorial da Mandioca do MS é referência nacional e que sem dúvida originou cópias semelhantes em outros estados. Sônia ressaltou ainda que a produtividade e rentabilidade dependem da agregação de valor, de novos conhecimentos e tecnologias. “Esse também é um projeto social, pois gera emprego e renda”.

Para o superintendente de Desenvolvimento Agrário da DAS, Adilson Nascimento, a campanha vai trazer benefícios para os municípios, pois vai gerar postos de trabalho e aumento da renda do agricultor. Adilson destacou também a importância do Idaterra na assistência técnica, que é fundamental para o plantio.

O diretor superintendente do Sebrae/MS, Laurindo Petelinkar, falou sobre a integração da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor) ao Projeto de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local da Mandioca do Vale do Ivinhema, que vai beneficiar produtores de nove municípios da região. “Entre as ações a serem desenvolvidas está o aumento de lavouras e novas variedades de ramas de mandioca”.

A Câmara Setorial da Mandioca é composta pelo Sebrae/MS em parceria com a Seprotur, SDA, Seplanct, SERC, Idaterra, Iagro, Embrapa, UFMS, UCDB, Coop-Grande Uniderp, UEMS, Famasul, Fórum da Terra, DFA/MS, Ampagov, OCB/MS, Fiems, Banco do Brasil, Conab e Indústrias.

Sheila Rossetto / Contexto Assessoria

SIGA-NOS NO Google News