Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lagarta dos capinzais causa prejuízo em Mato Grosso

25 de janeiro de 2011 - 06:46

Uma praga conhecida como lagarta dos capinzais está causando muito prejuízo para os criadores de gado em Mato Grosso.

Na fazenda do criador Carlos Canevese, em Sinop, norte de Mato Grosso, o pasto está bem degradado. “Estava na faixa de 80 centímetros. Aí foi mudado todo o gado da região para um pasto mais distante para tentar recuperar. Eu me desfiz de uma parte do rebanho para não deixar passar fome. Não tinha pasto”, justificou.

Essa foi uma situação registrada em várias regiões do estado. As pastagens ficaram assim devido à estiagem prolongada e ao ataque de lagartas, que foi bem mais severo do que nos anos anteriores.

A grande causadora de todo esse prejuízo é a caruquerê, também conhecida como lagarta dos capinzais ou das pastagens. O agrônomo Marcos da Rosa explicou porque a situação se agravou. “No ano de 2010, nós tivemos regiões de Sinop onde tivemos até seis meses sem nenhuma precipitação ocorrida. Então, isso gera desequilíbrios que se desencadeiam. Ocasionalmente, temos o desaparecimento desse tipo de pragas que ocorreu esse ano com maior intensidade. A planta forrageira também veio debilitada e de um estresse hídrico muito grande”, disse.

Segundo o pecuarista Fernando Porcel, a situação já causa preocupação agora, mas deve ter reflexos mais tarde. “As vacas vão demorar mais para emprenhar. Os bezerros do próximo ciclo vão nascer mais tarde, num período chuvoso muito mais difícil para os bezerros novos se manterem. Isso causará consequências a longo prazo”, alertou.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso fará um levantamento no estado para saber exatamente a área de pastagem que precisará passar por reformas.

Por Globo Rural

SIGA-NOS NO Google News