Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/01/2011 06:46

Lagarta dos capinzais causa prejuízo em Mato Grosso

Uma praga conhecida como lagarta dos capinzais está causando muito prejuízo para os criadores de gado em Mato Grosso.

Na fazenda do criador Carlos Canevese, em Sinop, norte de Mato Grosso, o pasto está bem degradado. “Estava na faixa de 80 centímetros. Aí foi mudado todo o gado da região para um pasto mais distante para tentar recuperar. Eu me desfiz de uma parte do rebanho para não deixar passar fome. Não tinha pasto”, justificou.

Essa foi uma situação registrada em várias regiões do estado. As pastagens ficaram assim devido à estiagem prolongada e ao ataque de lagartas, que foi bem mais severo do que nos anos anteriores.

A grande causadora de todo esse prejuízo é a caruquerê, também conhecida como lagarta dos capinzais ou das pastagens. O agrônomo Marcos da Rosa explicou porque a situação se agravou. “No ano de 2010, nós tivemos regiões de Sinop onde tivemos até seis meses sem nenhuma precipitação ocorrida. Então, isso gera desequilíbrios que se desencadeiam. Ocasionalmente, temos o desaparecimento desse tipo de pragas que ocorreu esse ano com maior intensidade. A planta forrageira também veio debilitada e de um estresse hídrico muito grande”, disse.

Segundo o pecuarista Fernando Porcel, a situação já causa preocupação agora, mas deve ter reflexos mais tarde. “As vacas vão demorar mais para emprenhar. Os bezerros do próximo ciclo vão nascer mais tarde, num período chuvoso muito mais difícil para os bezerros novos se manterem. Isso causará consequências a longo prazo”, alertou.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso fará um levantamento no estado para saber exatamente a área de pastagem que precisará passar por reformas.

Por Globo Rural

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)