Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Laboratório de DNA já encaminhou 600 laudos à Justiça

10 de março de 2005 - 17:04

Em pleno funcionamento há quase um ano, o laboratório de DNA da coordenadoria de Perícias, órgão vinculado a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), já encaminhou mais de 600 laudos ao Poder Judiciário. Desde a implantação definitiva do laboratório, em maio de 2004, o governo do Estado está capacitado para realizar análise de seqüenciamento do DNA, atendendo principalmente os processos de investigação de paternidade em que são partes pessoas carentes, necessitadas do exame para maior certeza na solução dos litígios.

Além do atendimento a esse segmento social, a coordenadoria também se capacitou para utilizar o exame de DNA em apoio às perícias criminais, notadamente em ocorrências de estupros e homicídios. Do total de exames realizados, a maioria está ligada a área civil, que são os testes de paternidade, enquanto os outros realizados estão ligados à área criminal, como estupro e paternidade fruto de estupro.

A chefe do laboratório de DNA, farmacêutica e bioquímica Ceres Ione Macksoud, já agendou novos exames para o primeiro semestre deste ano, sendo que serão realizados cerca de 100 por mês. "Com a convocação das pessoas para coleta de material no primeiro semestre, a espera na fila praticamente acabou", disse, revelando que no mês de fevereiro o laboratório atendeu mais de mil pessoas. "Foram 305 exames. Tendo em vista que cada exame envolve de três a quatro pessoas, como o pai, a mãe, o irmão, atendemos muito mais de mil".

Os exames, que demoram cerca de um mês para ficarem prontos, após concluídos são encaminhados ao juiz que o solicitou e os da área criminal são encaminhados ao delegado responsável pelo caso. Em um laboratório particular os exames custam cerca de R$ 400 reais, enquanto o Estado, contando com essa estrutura, atende casos encaminhados pelo poder Judiciário, gratuitamente. "O exame é feito de forma gratuita. O cidadão não paga taxa nenhuma", frisou.

SIGA-NOS NO Google News