Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Kit orienta sobre locomoção de deficientes visuais

Assessoria MEC - 11 de maio de 2004 - 15:33

As secretarias estaduais e municipais de Educação começaram a receber os kits pedagógicos Caminhando Juntos — Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade, elaborados pela Secretaria de Educação Especial (Seesp) do Ministério da Educação e pela Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). Cada kit, que contém um manual, um cd e uma fita de vídeo, oferece às escolas e aos professores orientação sobre a locomoção de pessoas com deficiência visual.

O material apresenta os três tipos mais comuns de mobilidade indispensáveis em qualquer programa de capacitação na área: uso de guia vidente, segmentos corporais e bengala. Foram produzidos cinco mil kits, que serão distribuídos pelas secretarias de Educação dos estados e municípios, universidades e organizações não-governamentais.

Componentes — Por se tratar de uma versão falada do manual escrito, o cd que acompanha o material apresenta as mesmas informações aos portadores de deficiência visual. Dessa forma, permite a memorização dos procedimentos e técnicas desejados. A fita de vídeo, por meio de imagens, mostra de forma seqüencial e didática os procedimentos abordados no manual.

Perguntas e respostas sobre assuntos específicos também constam no material. Algumas referem-se às diversas maneiras de estimular os portadores da deficiência a utilizar os outros sentidos no processo de mobilidade. Os interessados encontram, ainda, os endereços de centros de apoio pedagógico implantados pela Seesp para atendimento às pessoas com deficiência visual.

Repórter: Murilo Milhomem

SIGA-NOS NO Google News