Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/05/2004 15:33

Kit orienta sobre locomoção de deficientes visuais

Assessoria MEC

As secretarias estaduais e municipais de Educação começaram a receber os kits pedagógicos Caminhando Juntos — Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade, elaborados pela Secretaria de Educação Especial (Seesp) do Ministério da Educação e pela Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). Cada kit, que contém um manual, um cd e uma fita de vídeo, oferece às escolas e aos professores orientação sobre a locomoção de pessoas com deficiência visual.

O material apresenta os três tipos mais comuns de mobilidade indispensáveis em qualquer programa de capacitação na área: uso de guia vidente, segmentos corporais e bengala. Foram produzidos cinco mil kits, que serão distribuídos pelas secretarias de Educação dos estados e municípios, universidades e organizações não-governamentais.

Componentes — Por se tratar de uma versão falada do manual escrito, o cd que acompanha o material apresenta as mesmas informações aos portadores de deficiência visual. Dessa forma, permite a memorização dos procedimentos e técnicas desejados. A fita de vídeo, por meio de imagens, mostra de forma seqüencial e didática os procedimentos abordados no manual.

Perguntas e respostas sobre assuntos específicos também constam no material. Algumas referem-se às diversas maneiras de estimular os portadores da deficiência a utilizar os outros sentidos no processo de mobilidade. Os interessados encontram, ainda, os endereços de centros de apoio pedagógico implantados pela Seesp para atendimento às pessoas com deficiência visual.

Repórter: Murilo Milhomem

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)