Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Kerry coleciona mais vitórias, Clark desiste da disputa

Agência Brasil - 11 de fevereiro de 2004 - 09:29

A vitória do senador John Kerry nos estados de Virgínia e do Tenessee nas eleições primárias dessa terça-feira forçou a saída do general da reserva Wesley Clark da disputa.

O fato de Kerry ter vencido em estados sulistas, região onde Clark nasceu e ficou em terceiro lugar, precipitou a saída dele da corrida pela indicação do partido democrata à presidência da República. O anúncio oficial da desistência de Clark será feito hoje à tarde.

Outro sulista na disputa, o senador pelo estado da Carolina do Norte John Edwards, segundo lugar nas prévias de ontem, promete continuar no páreo e disputar voto a voto a indicação dos democratas.

Howard Dean, ex-governador do estado de Vermont, favorito antes do início das prévias, pouco se movimentou para ganhar delegados nos dois últimos estados. Concentrou esforços para as primárias de Wisconsin no dia 17. E já declarou que não vai desistir.

Os eleitores dos dois estados escolheram Kerry, segundo pesquisa de boca de urna, porque acreditam que ele reúna mais condições para vencer Bush em novembro.

Senador pelo estado de Massachusetts, região nordeste dos Estados Unidos, Kerry já venceu 12 das 14 prévias dos democratas. Inclusive aquelas realizadas junto a partidários que vivem fora do país. Realizadas entre sexta-feira da semana passada e terça-feira desta semana, as primárias do exterior deram 55% dos votos a Kerry.

Ele também já é o favorito entre os democratas de todo o país, segundo a última pesquisa CNN/USA Today/Gallup, que o revela também empatado com Bush na disputa pela presidência.

Para a convenção dos democratas em julho, Kerry já carrega 510 delegados contra 182 de Dean e 163 de Edwards.

Antes da superterça do dia dois de março, quanto 11 estados farão prévias, haverá eleições primárias em Nevada e na capital, Washington, neste sábado e no estado de Wisconsin, no próximo 17.

As informações são da CNN

SIGA-NOS NO Google News