Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Kemp: Sou contra usinas no Pantanal

Anna Paula Haddad - 11 de maio de 2005 - 08:17

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), líder do Governo na Assembléia Legislativa se pronunciou contra a instalação de usinas de açúcar e álcool na bacia do Pantanal e negou que exista projeto de lei do Governo estadual nesse sentido em tramitação.

“Sou contra a alteração da Lei 1581 que em 1982, após uma série de manifestações populares proibiu a implantação deste tipo de empreendimento na região pantaneira”, afirmou Pedro Kemp.

A possibilidade de instalação de usinas sucoalcoleiras na Bacia do Alto Pantanal ganhou repercussão neste ano através de campanha empreendida pelo Secretário de estado de Produção, Dagoberto Nogueira, que tem discutido com lideranças políticas do estado a mudança da lei.

Kemp apresentou três motivos pelos quais é contra as usinas na região. Primeiro, pela área em questão ser ponto de recarga do Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce do planeta; segundo, porque os resídios químicos e poluentes das plantações de cana certamente alcançarão os rios e consequentemente todo o pantanal; terceiro, porque as grandes plantações de uma mesma cultura irão desfigurar a flora e fauna característica da região ocasionando uma perda irreparável ao bioma pantaneiro.

Para o deputado petista uma proposta desta dimensão não pode chegar à sociedade de qualquer forma.

“Foi nos dito que a tecnologia de hoje garante a preservação do Pantanal, queremos então que este tipo de informação chegue até nós parlamentares e à sociedade através de laudos técnicos e isentos”, declarou mencionando que apesar da promessa do secretário, os deputados de MS ainda não receberam nenhum documento que assegure a sustentabilidade do empreendimento.

SIGA-NOS NO Google News