Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Juvêncio alerta para confronto entre índio e agricultor

Agência Senado - 08 de julho de 2005 - 06:57

O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) alertou, nesta quinta-feira (7), para os confrontos entre índios e produtores rurais que vêm ocorrendo em Mato Grosso do Sul. Segundo o parlamentar, um indígena morreu no último dia 26, durante tentativa de invasão da fazenda Sobrerito, no município de Sete Quedas, onde viveriam cerca de 250 famílias de agricultores.


O senador acusou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e organizações não-governamentais (ONGs) por ela orientadas de estimular os índios a realizarem as invasões, inclusive transportando-os em caminhões para as terras em disputa.

- Peço que o presidente da Funai seja substituído ou que peça demissão, pois ele está prestando um desserviço ao país. Tudo isso é uma injustiça para os indígenas, que são inocentes, e também para os proprietários rurais. Outras mortes podem ocorrer - declarou.

Segundo Juvêncio, as invasões vêm atingindo "terras produtivas, sobre as quais há títulos legítimos de propriedade". Ele ainda informou que os produtores rurais de Sete Quedas, município localizado a 515 quilômetros de Campo Grande, iriam realizar uma manifestação no município nesta quinta-feira.

O senador afirmou que "os índios guaranis reivindicam uma área de 17 mil hectares, que abrange a fazenda Sombrerito, a Vila Carioca e outras propriedades rurais".

Correção

Juvêncio pediu desculpas por um erro cometido em discurso feito dias atrás, quando se discutia a votação da PEC Paralela.

- Ao defender o teto salarial dos delegados de polícia, afirmei, erradamente, que bastava que tal teto se igualasse ao dos coronéis da Polícia Militar (PM). Há locais em que há diferenças, mas em outros estados ela não existe. E há, ainda, casos em que os delegados de polícia ganham até mais do que os coronéis da PM. Peço desculpas por esse erro - disse.

SIGA-NOS NO Google News