Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

11/08/2005 06:15

Justiça regulamenta cobrança de taxas cartorárias

Shislaine Vieira - Campo Grande.News

A Corregedoria-Geral de Justiça publicou, no Diário da Justiça desta segunda-feira, dia 8, o provimento nº 12 com a finalidade de disciplinar o ressarcimento dos emolumentos correspondentes a registros de nascimento e óbito, às habilitações de casamento, de conversões de união estável em casamento e averbações de sentenças de separação judicial e divórcio, além de regulamentar o repasse previsto na Lei Estadual nº 3003/ 2005 sobre a aquisição do selo de autenticidade utilizado em cartórios extra-oficiais.
Essa regulamentação estabelece a forma do recolhimento e quais os atos em que incidirá a cobrança de emolumentos. Conforme portal do TJMS, o provimento determina que haja uma discriminação de todos os atos e valores dos emolumentos cobrados afixados nos cartórios, proporcionando segurança para o usuário. O procedimento anterior era cumprido em alguns casos, contudo a determinação agora é expressa.
O cidadão deverá receber o documento com a discriminação dos valores cobrados e deverá exigir recibo do cartório quando do pagamento destes documentos. A nova norma possibilitará maior ressarcimento de serviços gratuitos prestados pelos cartórios de registro civil. O fundo estabelecido pelo selo, que os cartórios adquirem para mostrar autenticidade, possibilita essa dilatação dos serviços civis. Antes, apenas as certidões de nascimento e óbito eram gratuitas.
Outra novidade estabelecida pelo provimento é a emissão de guias utilizadas pelos cidadãos que pagam os emolumentos. Em um primeiro momento, em caráter experimental, as guias serão disponibilizadas online no portal do TJMS, contudo, a idéia é concretizar o procedimento o mais rápido possível para facilitar o recolhimento. Durante a implantação da idéia, pode-se usar a guia utilizada hoje para o recolhimento das taxas judiciárias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)