Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Justiça realiza ações de combate ao abuso e à exploração infantojuvenil

TJMS - 17 de maio de 2016 - 14:07

O Poder Judiciário de Cassilândia estará mobilizado no dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Várias atividades estão programadas para informar a população no sentido de extirpar esta mazela que destrói a vida de crianças e adolescentes. A iniciativa conta com a participação do Cras, Creas e Conselho Tutelar da comarca que estão engajados nesta iniciativa.

Neste dia serão entregues folders para a população nas ruas da cidade e também na praça São José, onde fica a Igreja Matriz. No material de divulgação está explicado o que é a violência sexual e as formas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, o folder explica como deve ser o diálogo com as crianças e adolescentes para detectar o problema e como a pessoa pode denunciar para os órgãos públicos e, principalmente, para o número 100, do Disque Direitos Humanos.

Também haverá palestra, proferida pela assistente social da comarca, Franciany Carvalho dos Santos, para os beneficiários do programa Bolsa Família. Este evento, que ocorrerá às 13h30 (horário de MS), no Cras de Cassilândia, abordará os tipos de abusos que as crianças podem sofrer e os sinais físicos, psicológicos e comportamentais destas violências, além dos organismos responsáveis por apurar, combater e punir os agressores.

Dia 18 de maio: Neste dia, no ano de 1973, uma menina capixaba de Vitória – ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois e os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos infantojuvenis e na luta pelo fim da violência sexual.

SIGA-NOS NO Google News