Cassilândia, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

07/03/2016 21:22

Justiça federal manda prender o ex-senador

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasi

 

A 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo determinou hoje (7) a imediata expedição de mandado de prisão do empresário e ex-senador pelo Distrito Federal Luiz Estevão.

Ele foi condenado, em maio de 2006, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a 31 anos de reclusão pelos crimes de peculato, estelionato qualificado, corrupção ativa, uso de documento falso e participação em quadrilha ou bando.

As investigações apuraram que Estevão participou de um esquema de fraudes e desvio de recursos da União na construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região em São Paulo. A determinação da prisão de Estevão é do juiz federal Alessandro Diaferia, baseada na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou possível a execução provisória de sentenças condenatórias em 2ª instância, mesmo que ainda não tenham transitado em julgado.

Segundo a decisão, os crimes cometidos por Estevão começaram a ser cometidos em 1992, e perduraram por quase toda a década de 90. De acordo com o juiz, caso a execução da pena não fosse iniciada, haveria o risco de os crimes prescreverem, como já ocorreu com as condenações dos delitos de quadrilha e de uso de documento falso, que prescreveram em maio de 2014.

“Como se constata, há duas penas já fulminadas pela prescrição da pretensão punitiva, a saber, as condenações referentes ao delito de quadrilha e ao uso de documento falso, que prescreveram em maio de 2014. Em pouco mais de dois anos, ou seja, em 2018, as condenações pelos crimes de peculato e estelionato também serão fulminadas, caso não ocorra o início do cumprimento da condenação”, disse Diaferia.

De acordo com o juiz, desde a condenação em segunda instância, em 2006, a defesa de Estevão interpôs trinta e quatro recursos. “Nada mais há a justificar a protelação do início do cumprimento da condenação proferida. Todas as garantias individuais e processuais dos réus foram respeitadas, concorrendo para a finalidade precípua de assegurar legitimidade e higidez à persecução penal”.

Hoje à noite, Luiz Estevão disse à Agência Brasil que ficará à disposição da justiça para iniciar a cumprimento da pena. “Era um cenário que aconteceria em algum momento e terminou por acontecer hoje, isso aí é uma questão agora para advogado. O que eu vou fazer é aguardar a expedição do mandado e ficar à disposição da polícia para iniciar o cumprimento da pena, que é a minha obrigação, apenas isso”, disse o ex-senador.

Na mesma decisão, o juiz Alessandro Diaferia determinou a expedição do mandado de prisão também de Fábio Monteiro de Barros Filho, condenado a pena semelhante à de Estevão: 31 anos de reclusão por peculato, estelionato qualificado, corrupção ativa, uso de documento falso, e participação em quadrilha ou bando. A reportagem não conseguiu contato com o condenado.

A declaração de Luiz Estevão foi colhida por Kariane Costa - Repórter de Radiojornalismo

Edição: Jorge Wamburg

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)