Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Justiça de MS participa do Dia Nacional de Conciliação

TJMS - 05 de dezembro de 2006 - 20:09

A justiça brasileira está se mobilizando para realizar, na próxima sexta-feira (8), o Dia Nacional da Conciliação. A data faz parte do Movimento Nacional pela Conciliação, “Conciliar é Legal”, proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Mato Grosso do Sul, participam do movimento as comarcas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, onde ocorrerão simultaneamente audiências para solucionar ações que tramitam nas Varas Cíveis Residuais, de Família, da Infância e Juventude e nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

Adotando a idéia da conciliação, os 25 agentes comunitários – que toda sexta-feira reúnem na Casa da Cidadania para capacitação – permanecerão atendendo em seus postos nos bairros. Nas grandes regiões, como Aero Rancho I e II, Pioneiros e Tiradentes haverá três agentes para atendimento durante todo o dia. Nos locais onde é possível atender a demanda com mais tranqüilidade, os horários serão diferenciados.

Assim, que buscar atendimento ou orientações de manhã irá encontrar os agentes comunitários na Coophavila, no Guanandy, Lageado, Leblon, Los Angeles, Moreninhas, Nasser, Nova Lima, Novos Estados, Piratininga, Popular, Rita Vieira, Santo Amaro, Tijuca, Universitário e Vila Margarida. Os atendimentos vespertinos ficam restritos aos bairros Zé Pereira e Maria Aparecida Pedrossian.

A Justiça Comunitária é um projeto do Tribunal de Justiça que atende a população carente na solução de conflitos de forma mais rápida e eficiente e funciona por intermédio dos agentes comunitários escolhidos dentre os moradores do bairro onde o projeto estiver implantado, ajudando a aproximar a população cada vez mais da prestação jurisdicional.

Itinerante – Além do atendimento no Fórum e em algumas varas diferenciadas, a 8ª Vara do Juizado Especial – Justiça Itinerante também está engajada no Dia Nacional da Conciliação.

A Itinerante, que normalmente atende o cidadão nos bairros, reunirá 13 conciliadores em um único ônibus, na Praça Ari Coelho, e ficará à disposição do público durante todo o dia. A Itinerante atende a conflitos de competência dos juizados especiais e mostra-se cada vez mais eficiente na solução de problemas da população que necessita do judiciário sul-mato-grossense.

SIGA-NOS NO Google News