Cassilândia, Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

16/10/2020 14:00

Justiça adverte rádio que citou pesquisa sem registro para prefeito

Segundo radialista, consulta sobre preferência eleitoral é 'de gaveta' e mostraria queda da candidata à reeleição

Midiamax
Justiça adverte rádio que citou pesquisa sem registro para prefeito

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) advertiu grupo de comunicação que citou suposta pesquisa eleitoral sem registro sobre a Prefeitura de Corguinho. O pedido foi feito pela prefeita Marcela Ribeiro Lopes, candidata à reeleição pelo PSDB, citada em um programa de rádio na terça-feira (13).

Durante a transmissão, o radialista disse que a chefe do Executivo daquele município estaria ‘despencando’ em pesquisa, admitindo ainda que a consulta é ‘de gaveta’, ou seja, não poderia ser divulgada, por isso o percentual não seria citado. Entre outras citações, o profissional diz que Marcela não tem trabalho para mostrar.

Segundo a juíza Samantha Ferreira Barione, é “sabido que afirmações desta natureza – com referência a pesquisas não registradas – violam as disposições da Resolução n. 23/600/2019, caracterizando, assim, afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa e sabiamente inverídica, uma vez que pesquisa “de gaveta”, realizada em desconformidade com a legislação de regência deve ser considerada sabiamente inverídica”.

Com o posicionamento, a Justiça concedeu liminar para proibir a reprodução/reiteração do programa de rádio, seja na rádio ou qualquer outro meio de comunicação, sob pena de pagamento de multa de R$ 5 mil por cada nova veiculação. O responsável pelo programa deve ser notificado também para confirmar data e horário da veiculação original, enviando cópia da mídia da transmissão em um dia.

“Faça constar da notificação a advertência de que deverá manter cópia da gravação até o encerramento do processo”, traz a decisão divulgada na quinta-feira (15), no Mural Eletrônico – sistema onde são divulgadas decisões referentes às eleições 2020.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 29 de Outubro de 2020
Quarta, 28 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)