Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Juros do crédito consignado e cartão tem novo teto

Portal do Governo Brasileiro - 04 de outubro de 2009 - 03:44

Os novos tetos de juro para operações de crédito consignado realizados por instituições financeiras para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) entram em vigor a partir desta sexta-feira (2). O INSS publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (2) Portaria nº 1.102 com a definição dos novos patamares máximos de 2,34% e de 3,36% a ser cobrados aos segurados nas operações de empréstimos pessoais e cartões de crédito, respectivamente.

A redução das taxas de juros para o consignado foi definida com base em recomendação feita pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) na última quarta-feira (30). O limite de cobrança para a modalidade de empréstimo pessoal era de 2,5%, ao mês. A taxa máxima para o cartão de crédito, de 3,50%, ao mês.

A decisão da Previdência Social de reduzir os tetos de juros cobrados no consignado está alinhada à recente evolução da taxa Selic A última redução dos patamares máximos ocorreu em março de 2008, quando a taxa básica de juro estava em 11,25%. A Selic chegou a subir durante a crise financeira internacional, mas, depois, retomou a trajetória de queda. Atualmente, a taxa básica da economia brasileira é de 8,75%.

SIGA-NOS NO Google News