Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Juros do cheque especial caem 4,8 pontos

Stenio Ribeiro/ABr - 25 de novembro de 2003 - 13:55

Os juros do cheque especial caíram 4,8 pontos percentuais em outubro comparativamente a setembro. Passou de 152,2% ao ano para 147,4%. Nos últimos três meses, a queda acumula 26,5 pontos percentuais.

Já o volume de operações de crédito com recursos livres cresceu 0,6% para pessoas jurídicas e 1,9% nos empréstimos para pessoas físicas, com destaque para crédito pessoal e aquisição de veículos, conforme ressaltou há pouco o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, ao apresentar o relatório de outubro sobre Política Monetária e Operações de Crédito do Sistema Financeiro.

Ele disse que a maior procura por empréstimos pessoais decorre da queda das taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras, além de a compra de veículos ter sido beneficiada também pela redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em vigor até o final deste mês.

Houve redução também de 0,7 p.p. nos juros relacionados para a aquisição de veículos e de 0,8 p.p. para outros bens, mas um leve aumento de 0,2 p.p. no crédito pessoal, segundo Altamir. A queda foi mais acentuada nos meses de agosto e setembro, segundo ele, lembrando que o spread bancário (diferença entre captação de recursos do público e concessão de empréstimos) para pessoa física caiu de 52,1% para 51,7%, e no caso das empresas a redução foi de 14,3% para 14,2%.

SIGA-NOS NO Google News