Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Juros devem cair mais, prevê ministro do Planejamento

Cristiane Ribeiro/ABr - 01 de abril de 2006 - 21:47

A taxa de juros deve continuar caindo, pois vários índices estão apresentando deflação. A avaliação foi feita hoje (01) pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Segundo ele, a decisão de baixar em 0,85 ponto percentual a taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP) na reunião do Conselho Monetário Nacional (Copom) "atendeu aos apelos dos empresários, mas só foi tomada em consideração aos índices de inflação em queda e ao risco-país, que também foi reduzido".

A reunião do Copom foi ontem com a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, além do ministro Paulo Bernardo.

"Chegamos ao consenso de que tínhamos condições de baixar os juros. Foi a resposta que queríamos dar para os agentes da economia e para o mercado de uma maneira geral", afirmou.

Quanto à Selic (taxa básica de juros administrada pelo Banco Central), o ministro também acredita que haja condição para novas reduções. A taxa está em 16,5% e a anterior era de 17,25%. A próxima reunião do Banco Central para avaliar um novo percentual será semana que vem. "Estamos torcendo para que eles vejam também condições de diminuir. Acho que todo mundo quer isso, mas evidentemente que a decisão cabe ao Banco Central", emendou. A Selic leva em consideração o comportamento dos preços da economia.


SIGA-NOS NO Google News