Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

30/10/2003 13:18

Juros: Copom prevê espaço para mais quedas

Stenio Ribeiro/ABr

Brasília - O cenário favorável indica espaço para quedas adicionais da taxa básica de juros (Selic) no futuro, informa a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada na semana passada. Na reunião, o colegiado de diretores do Banco Central definiu redução na taxa Selic para 19% ao ano, principalmente devido ao controle da inflação. As projeções apontam convergência para a trajetória de metas em 2004.

A ata prevê que os índices de preços no atacado e ao consumidor apresentarão variações menores em outubro, em relação ao mês anterior, quando o aumento da inflação "correspondeu a um repique temporário", associado à entressafra de produtos agrícolas e aumento do preço internacional de algumas commodities, como soja, além do reajuste de preços administrados, que tiveram peso de 28,75% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Copom admite a existência, ainda, de "pressão de curto prazo", por causa da entressafra agrícola. Mas entende que já começou o processo de reversão no comportamento dos preços de alimentos, conforme tendência verificada às vésperas da reunião pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a ata do Copom, a desaceleração dos preços ao consumidor decorrerá, sobretudo, dos menores reajustes dos itens administrados e monitorados. Apesar da elevação na projeção das tarifas de energia elétrica residencial no ano, de 20,8% em setembro para 21,2% em outubro, as expectativas de aumento tiveram quedas maiores em relação a combustíveis e telefonia fixa.

Os indicadores apresentados pelo Copom sobre o nível de atividades no comércio, indústria e serviços confirmam o cenário de recuperação da economia, com base em pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) e FGV. Este cenário levou o Copom a admitir que "o quadro de retomada da produção industrial deverá se consolidar nos próximos meses, em função das perspectivas favoráveis para recuperação das vendas reais do comércio".

O Comitê avalia também que "o cenário externo permanecerá mais favorável para a economia brasileira, nos próximos meses, do que em anos recentes". Esta avaliação reflete o bom desempenho do saldo da balança comercial, a redução da dívida atrelada ao câmbio e a queda da volatilidade da taxa de câmbio, com o dólar norte-americano estável em R$ 2,85.

Ainda de acordo com a ata da reunião do Copom, a redução do risco-país, a estabilidade cambial e o bom desempenho das contas externas "são conseqüências da consistente política macroeconômica e da conjuntura internacional favorável, caracterizada por uma perspectiva de crescimento econômico dos Estados Unidos e da Ásia".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Sexta, 18 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)