Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/12/2005 12:29

Jurista defende acordo para combater lavagem de dinheiro

Érica Santana - Abr

Tráfico de drogas e de seres humanos, terrorismo, corrupção e crime organizado são algumas das principais fontes de geração de dinheiro ilícito, segundo o jurista norte-americano Bruce Zagaris. Especialista em movimentações financeiras internacionais e paraísos fiscais, Zagaris participou do 3º Encontro da Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro, onde fez palestra sobre transações financeiras ilícitas na América Latina.

Segundo ele, o crime organizado e a corrupção são a maior fonte de lavagem de dinheiro no Brasil. Para o jurista, uma das melhores formas de combate a essas práticas é a assinatura de acordos de cooperação internacional. No caso brasileiro, ele sugere a melhoria das leis de assistência mútua. "Isso é importante porque nos últimos anos o Brasil fez muito menos solicitações aos países do que as demais nações fizeram ao Brasil", disse.

Ele sugere que o Brasil também considere a assinatura de acordos com paraísos fiscais "porque alguns deles estariam dispostos a negociar alguns acordos com o Brasil, mesmo que seja necessário oferecer algum benefício em relação a isso".

Zagaris acredita que o país mais importante para o Brasil, como paraíso fiscal, seria os Estados Unidos. "É o lugar onde está a maior parte do dinheiro dos brasileiros", afirma. Ele lembra que os dois países não têm qualquer acordo voltado para a taxação de impostos. "Se eu fosse o Brasil, eu conseguiria um acordo com o lugar onde está a maior parte do meu dinheiro".

Frisou que o Brasil precisa desenvolver ações pró-ativas no combate aos crimes financeiros,mas reconheceu que o país tem avançado nesse sentido, principalmente com criação do Gabinete de Gestão Integrada de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro (GGI-LD), vinculado ao Ministério da Justiça.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)