Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Júri absolve acusado de matar homem atropelado para vingar o pai

Campo Grande News - 16 de julho de 2014 - 16:06

A 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande absolveu, nesta quarta-feira (16), o universitário Thiago Gabriel Martins da Silva, de 25 anos, acusado de provocar acidente que resultou na morte de Jocelino Nunes de Oliveira, 32 anos.

O promotor de Justiça, Humberto Lapa Ferri, requereu a absolvição do acusado em ambos os delitos por dúvida nas provas quanto ao dolo de matar.

Reunido em sala secreta, o Conselho de Sentença, por maioria de votos declarados, decidiu livrá-lo da acusação de homicídio e tentativa de homicídio. A decisão foi assinada pelo titular da Vara, juiz Aluízio Pereira dos Santos.

O caso – De acordo com o processo, Thiago cometeu o crime no início da noite do dia 6 de outubro de 2012, nas Moreninhas, para vingar o pai que havia sido baleado momentos antes. A defesa contesta a acusação.

O crime teve início por conta de um desacordo comercial entre José Venceslau Alves da Silva, pai de Thiago, e Jocelino. Consta nos autos que Venceslau comprou um mercado que pertencia a Jocelino, dando parte do valor como adiantamento.

Após pagar, Venceslau descobriu que o comércio estava irregular e quis desfazer o negócio. Jocelino não aceitava e ainda cobrava o restante a ser pago.

Na tarde do dia 6 de outubro de 2012, Thiago, o pai e os demais familiares estavam em casa, nas Moreninhas, quando Jocelino chegou ao local em uma Honda BIz, ele desceu rapidamente, sacou um revólver calibre 38 e efetuou quatro disparos. Venceslau foi atingido na virilha, abdômen e na mão. O outro tiro acertou o portão da residência.

Para tentar defender a família, Thiago arremessou uma pedra contra a cabeça de Jocelino que estava de capacete. Após levar a pedrada, o autor dos disparos correu, deixando para trás a moto. No caminho ele teria encontrado Valdevy Lúcio da Silva Júnior, de 28 anos, que estava em uma Honda CG Titan, e pediu carona.

No mesmo instante, Thiago colocou o pai ferido em um Honda Civic e, segundo a defesa, partiu rumo a uma unidade de atendimento médico. No caminho, ele se deparou com Jocelino e Valdevy e jogou seu carro contra a moto dos dois, no cruzamento das ruas Matanavis e Adélia. As vítimas ficaram prensadas entre dois carros. Jocelino morreu na hora e Valdevy, além de Venceslau, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e conseguiram se recuperar.

A defesa relata que Thiago agiu em legítima defesa, com o objetivo de preservar sua vida. A afirmação é de que, enquanto levava o pai para o pronto socorro, o rapaz encontrou a dupla na moto e que Jocelino efetuou dois tiros contra o veículo. Para se proteger, provocou a colisão.

Já a acusação aponta que o estudante perseguiu os ocupantes da moto até conseguir atacá-los. Na ocasião, o rapaz acabou preso em flagrante, pois além do acidente, estava com um mandado de prisão em aberto, já que era evadido da prisão após ser condenado por homicídio, em 2009.

SIGA-NOS NO Google News