Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jurados condenam ex-funcionárias de clínica por aborto

Campo Grande News/ Marta Ferreira e Danúbia Burema - 09 de abril de 2010 - 16:44

Três anos depois de a clínica da ex-médica Neide Mota Machado, encontrada morta no ano passado, ter virado notícia nacional após ser fechada pela Polícia Civil, sob a acusação de fazer abortos ilegais indiscriminados, as quatro funcionárias do local levadas a júri popular foram condenadas, nesta sexta-feira.

As penas variaram de 1 ano e 3 meses a sete anos de reclusão, e foram beneficiadas pela redução da pena em razão de serem primárias e por isso não ficarão em regime fechado . Elas vão cumprir pena em regime aberto ou semi aberto, pelo crime de aborto.

Foram julgadas a psicóloga Simone Aparecida Cantaguessi de Souza e as auxiliares de enfermagem Libertina de Jesus Centurion, Maria Nelma de Souza e Rosângela de Almeida. Das quatro, Rosangela recebeu a maior pena, de 7 anos.

Ela foi considerada culpada por cinco abortos, em dois deles a participação foi apontada como menor. A pena será cumprida em regime semi-aberto.

A segunda maior pena foi da psicóloga Simone Canteguessi, considerada culpada por 5 abortos, em 4 deles com menor participação. A pena foi estabelecida em 6 anos e seis meses, que serão cumpridos em regime aberto.

A auxiliar Maria Nelma de Souza recebeu pena de 4 anos de reclusão, por 3 casos de aborto. Ela também cumprirá a pena em regime aberto.
Libertina Centurion foi condenada por 1 crime, com pena de 1 ano e 3 meses, que serão cumpridos em regime aberto.

A leitura da sentença pelo juiz titular da 2 ª Vara do Tribunal do Júri foi marcada por emoção. O marido de uma delas declarou que foi um julgamento injusto. A mãe chegou a desmaiar e teve de ser atendida por um médico.

O júri começou ontem, às 8h da manhã, avançou até as 19h, quando foi suspenso, sendo retomado hoje, contabilizando 18 horas de plenário, menos que os 3 dias previstos inicialmente.


SIGA-NOS NO Google News