Cassilândia, Quarta-feira, 01 de Março de 2017

Últimas Notícias

09/10/2014 18:24

Jupiá diminui vazão para testar impacto da falta de chuva na geração de energia

Campo Grande News

Testes da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), amanhã (10) e sábado (11) vão reduzir a vazão mínima da Usina Engenheiro Souza Dias - a Usina Jupiá, na parte de rio que abrange do observador à foz do curso d'água. A hidrelétrica fica entre as cidades de Castilho, Estado de São Paulo, e Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande.

Segundo a Cesp, a operação faz parte de medidas adotadas para minimizar os impactos negativos, na geração de energia elétrica, causados pelas baixas afluências registradas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A decisão está de acordo com autorizações da ANA (Agência Nacional de Águas) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sendo que a água economizada pela redução da vazão ficará armazenada nos reservatórios a montante, amenizando a redução de seus níveis.

A ação atende a política do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e tem o objetivo de reforçar o armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletroenergético do SIN (Sistema Interligado Nacional).

Procedimento - A vazão da Jupiá será reduzida dos atuais 3.700 ³/s (metros cúbicos por segundo) para até 2.500 m³/s. A cada hora serão reduzidos 100 m³/s, entre 8h e 14h, durante os dois dias do teste. Equipes especializadas farão o monitoramento de um trecho de 20 km do rio Paraná. No período da tarde haverá a estabilização das vazões e a avaliação dos dados levantados durante o monitoramento.

Caso as equipes constatem impactos aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, os órgãos gestores dos recursos hídricos e do meio ambiente serão avisados e poderá haver a suspensão imediata da redução de vazão e reversão ao patamar anterior.

Os moradores poderão obter informações também pelo serviço de atendimento 24 horas da Cesp, que atende pelo telefone 0800-647 9001. As comunidades do Beira Rio e do Jupiazinho, que se localizam em áreas que podem ser mais impactadas pelo teste, vão receber filipetas com informações da operação. A entrega será feita pela equipe de educação ambiental da Cesp.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 01 de Março de 2017
Terça, 28 de Fevereiro de 2017
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)