Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jupiá comemora 40 anos de operação e abre exposição

Perfil News - 01 de agosto de 2009 - 09:39

A Usina Engenheiro Souza Dias (Jupiá), localizada no rio Paraná, entre os municípios de Castilho (SP) e Três Lagoas (MS), completou, em junho, 40 anos de operação. Para comemorar a data, a Companhia abriu uma exposição especial para os visitantes, com informações sobre a usina e sua influência no desenvolvimento regional. A exposição também apresenta dados gerais da CESP e das outras cinco usinas hidrelétricas da Empresa. Jupiá foi o primeiro grande aproveitamento hidrelétrico do Estado de São Paulo e do Brasil. Tem potência instalada de 1.551,2 megawatts (MW).

Sua construção foi considerada um grande salto para o setor elétrico nacional, sendo construída com tecnologia 100% nacional e marcando o início da era de construção de grandes barragens, o que destacou o Brasil no cenário mundial dos grandes aproveitamentos hidrelétricos.

A exposição é composta de 12 painéis com informações e imagens sobre a usina e sua história, a origem do nome, a importância da construção do empreendimento, as áreas da CESP nela instaladas e as atividades de meio ambiente desenvolvidas a partir de equipes e instalações da CESP na região. Cerca de 11 mil pessoas visitam anualmente essas áreas da CESP. O roteiro da visita inclui a usina, o Centro de Produção de Mudas, localizado em Três Lagoas, e a Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, localizada em Castilho. As visitas podem ser realizadas de segunda a sábado e devem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3509-2327.

SIGA-NOS NO Google News