Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

14/09/2006 14:38

Juizes defendem "eleições limpas e não ao voto nulo”

Marina Miranda - Campo Grande News

A campanha deste ano está sendo marcada pelo “aperto” das regras eleitorais. A confusão entre o que pode e o que não pode atinge não só os candidatos, mas também os eleitores, que se perdem ao escolher o representante. Para eliminar parte dessa dúvida a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) lançou a campanha Eleições Limpas, com propagandas na Internet, TV, rádio, impressos e a distribuição de duas cartilhas – uma para o público infantil e outra para os adultos – com dicas e informações sobre como votar e quais as principais regras para o pleito.

Esta manhã, o presidente da AMB, Rodrigo Collaço, veio à Capital para divulgar a campanha. “As cartilhas explicam o que é permitido e o que é proibido na campanha, além de dar sugestões para o eleitor encontrar um bom candidato”, observa. Segundo ele, ao divulgar a campanha, os juízes notaram a falta de vontade da população em participar da eleição e a tendência em anular o voto. “Muitos entendem que o voto nulo é um voto de protesto, mas o protesto pode ser feito não votando nulo, mas sim votando bem, votando consciente”, observou o magistrado.

Esta é a primeira vez que a associação faz a campanha. A idéia, conforme Collaço, é tornar a ação algo permanente. “Decidimos fazer a campanha em razão dos escândalos, caixa 2, mensalão e abuso de poder econômico”, ressaltou. Já foram distribuídos 100 mil exemplares de cada cartilha – para adultos e crianças – e mais livretos estão sendo confeccionados. “Para as crianças nós decidimos pelo menino maluquinho que é inteligente e esperto. No Brasil quem tem essas características normalmente quer se dar bem e por isso mesmo quisemos ele, para mostrar que essas qualidades podem ser usadas para ética”.

Cassação imediata

Segundo Collaço, o processo de cassação de um parlamentar é extremamente demorado, tanto judicialmente quanto no legislativo, entretanto, o eleitor tem o poder de “cassar nas urnas”. O diretor da Amansul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), Marcelo Rasslan, reforçou a idéia do colega. “O cidadão tem de cassar os políticos votando melhor”, ressaltou. Segundo ele, a Amansul conta com alguns exemplares das cartilhas e deve fazer cópias para entregar nas escolas estaduais. “Eu também estou à disposição para ir em qualquer escola deste Estado para prestar informações”, salientou.

Questionado se o debate sobre as eleições poderia despertar discussões sobre mudanças na legislação – maiores dos que as já realizadas – Rasslan destacou que o magistrado defende “ampla reforma política e eleitoral”. “Não é possível viver com um sistema que não há fidelidade partidária; em que ainda existe o candidato pára-quedas ou o candidato Copa do Mundo, que só parece em ano de eleição”, observou.

A cartilha pode ser baixada do site da AMB, no endereço www.amb.com.br/portal/

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)