Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/09/2006 14:38

Juizes defendem "eleições limpas e não ao voto nulo”

Marina Miranda - Campo Grande News

A campanha deste ano está sendo marcada pelo “aperto” das regras eleitorais. A confusão entre o que pode e o que não pode atinge não só os candidatos, mas também os eleitores, que se perdem ao escolher o representante. Para eliminar parte dessa dúvida a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) lançou a campanha Eleições Limpas, com propagandas na Internet, TV, rádio, impressos e a distribuição de duas cartilhas – uma para o público infantil e outra para os adultos – com dicas e informações sobre como votar e quais as principais regras para o pleito.

Esta manhã, o presidente da AMB, Rodrigo Collaço, veio à Capital para divulgar a campanha. “As cartilhas explicam o que é permitido e o que é proibido na campanha, além de dar sugestões para o eleitor encontrar um bom candidato”, observa. Segundo ele, ao divulgar a campanha, os juízes notaram a falta de vontade da população em participar da eleição e a tendência em anular o voto. “Muitos entendem que o voto nulo é um voto de protesto, mas o protesto pode ser feito não votando nulo, mas sim votando bem, votando consciente”, observou o magistrado.

Esta é a primeira vez que a associação faz a campanha. A idéia, conforme Collaço, é tornar a ação algo permanente. “Decidimos fazer a campanha em razão dos escândalos, caixa 2, mensalão e abuso de poder econômico”, ressaltou. Já foram distribuídos 100 mil exemplares de cada cartilha – para adultos e crianças – e mais livretos estão sendo confeccionados. “Para as crianças nós decidimos pelo menino maluquinho que é inteligente e esperto. No Brasil quem tem essas características normalmente quer se dar bem e por isso mesmo quisemos ele, para mostrar que essas qualidades podem ser usadas para ética”.

Cassação imediata

Segundo Collaço, o processo de cassação de um parlamentar é extremamente demorado, tanto judicialmente quanto no legislativo, entretanto, o eleitor tem o poder de “cassar nas urnas”. O diretor da Amansul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), Marcelo Rasslan, reforçou a idéia do colega. “O cidadão tem de cassar os políticos votando melhor”, ressaltou. Segundo ele, a Amansul conta com alguns exemplares das cartilhas e deve fazer cópias para entregar nas escolas estaduais. “Eu também estou à disposição para ir em qualquer escola deste Estado para prestar informações”, salientou.

Questionado se o debate sobre as eleições poderia despertar discussões sobre mudanças na legislação – maiores dos que as já realizadas – Rasslan destacou que o magistrado defende “ampla reforma política e eleitoral”. “Não é possível viver com um sistema que não há fidelidade partidária; em que ainda existe o candidato pára-quedas ou o candidato Copa do Mundo, que só parece em ano de eleição”, observou.

A cartilha pode ser baixada do site da AMB, no endereço www.amb.com.br/portal/

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)