Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

01/02/2008 16:48

Juízes consideram legal assinatura básica de telefonia

Sandra Luz/Campo Grande News

A cobrança de assinatura básica de telefonia fixa foi considerada legal pelos juízes da 1ª Turma Recursal Mista dos Juizados Especiais. Contrários à sumula publicada no dia 21 de janeiro e que considerou a cobrança ilegal, os juizados decidiram na quinta-feira, dia 31 de janeiro, em favor da empresa de telefonia no julgamento de 300 processos.

A sumula foi publicada como forma de uniformizar a jurisprudência das decisões das turmas recursais e considerou ilegal a cobrança. A decisão levou uma enxurrada de consumidores para aos Juizados Especiais com o objetivo de ressarcimento dos pagamentos. A procura aumentou 300%. As ações questionam a cobrança dos últimos cinco anos, pedem a devolução do dinheiro e encerramento do tributo.

Alguns consumidores tiveram decisão favorável, mas o parecer da quinta-feira das turmas recursais demonstra que não há entendimento unânime sobre a questão. A súmula ainda cabe recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal).

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) já considerou a cobrança legal. Para os consumidores que ainda pretendem questionar a tarifa básica é importante saber que, mesmo com a súmula, o ressarcimento não é garantia. Os usuários da telefonia fixa têm até 5 anos para reclamar da assinatura. O consumidor não precisa de um advogado ou defensor público se a cobrança não ultrapassar 20 salários mínimos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)