Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/07/2004 08:18

Juizado de Bonito inova nas Pequenas Causas

TJ/MS

Os processos do Juizado Especial da Comarca de Bonito normalmente envolvem problemas de alcoolismo, violência doméstica ou pouca tolerância com pequenas desavenças, resultado da falta de auto-estima, consciência de cidadania e respeito pelo outro.
Considerando esses fatores, a juíza da Vara Única daquela Comarca, Dra. Luciane Buriasco de Oliveira Mello, desde março de 2004, instituiu o Ciclo de Palestras do Juizado Especial da Comarca de Bonito. A idéia nasceu dos anseios do promotor de justiça daquela localidade e da própria juíza, que se uniram na busca por uma solução eficaz para os problemas da comunidade.
“O evento é composto por palestras que são realizadas nas duas últimas semanas de cada mês no auditório do Tribunal do Júri. Os palestrantes são médicos, advogados, psicólogos, assistentes sociais, administradores, além de integrantes da comunidade – devidamente assistidos por um psicólogo – que se reúnem periodicamente para avaliação das dinâmicas de grupo”, explica a juíza.
Durante as atividades, são abordados temas como “Cidadania: direitos e deveres”, “Entusiasmo e Respeito”, “Família: importância da instituição e papel dos gêneros” e a “Valorização Humana”, os quais são direcionados para autores e vítimas envolvidas nos fatos. “Importante ressaltar que não há menção a nenhuma religião ou a aspectos relacionados ao processo que está em andamento”, lembra a magistrada.
Dessa maneira é possível propiciar aos cidadãos envolvidos em delitos relacionados à violência doméstica, ao alcoolismo, entre outros, novas lições de cidadania. Vítimas e agressores participam separadamente, para que nenhum deles se sinta constrangido em expor fatos ou participar das atividades.
“Eles não sabem da separação e essa foi a maneira encontrada para evitar qualquer tipo de constrangimento, embora em nenhum momento se faça referência a situações que os levaram até lá. A psicóloga que assiste o programa tem um controle rigoroso das presenças e esse rigor justifica-se, dentre outros motivos, porque muitas vezes a presença dos agressores às reuniões é parte da sentença, já que ele são condenados, por exemplo, ao pagamento de cestas básicas e a freqüentar o Ciclo de Palestras”, esclarece a Dra. Luciane.
Desde que começaram as palestras, 20 pessoas participam semanalmente das atividades, que funciona mais como uma terapia de grupo. Para a juíza, os resultados são extremamente positivos, visto que o número de audiências foi reduzido à metade e o índice de reincidência é zero.
“Outra grata surpresa é a participação dos voluntários. A cada palestra, temos um responsável e outros dois voluntários para dar apoio às dinâmicas de grupo. Devidamente orientadas por um psicólogo, temos pessoas da comunidade lutando para resolver os problemas locais. Surgida a idéia, os próprios voluntários se dispuseram a encontrar uma sistemática que funcionasse e o resultado se mostra muito bom”, comemora a juíza, que tenciona fazer desse um programa permanente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)