Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Juíza de Cassilândia convida à conciliação

Luciane Buriasco Isquedo (*) - 03 de novembro de 2014 - 11:04

Nos dias 24 a 28 de novembro ocorrerá em Cassilândia e em todo o Brasil a Semana da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parcerias com os Tribunais. Se você tem um processo na Justiça, converse com seu advogado sobre as possibilidades de conciliação no caso. Em todo caso, você mesmo pode fazer o agendamento do processo no site (http://www.tjms.jus.br/conciliacao/agendamento.php) comparecendo com seu advogado no dia da audiência para tentativa de acordo.

O processo pode estar em qualquer fase, mesmo aguardando julgamento.

Lembre-se que conciliar é fazer concessões mútuas e se ganha tempo, dinheiro e paz.

É que o processo nesse caso se resolve mais rápido e eficientemente. Há estatísticas que apontam para o cumprimento de um acordo ser percentualmente maior que o cumprimento de uma ordem do juiz. É que na segunda hipótese, a tendência do ser humano é resistir até o último minuto possível. No caso de um acordo, a pessoa sente preservada sua autonomia na solução dos seus conflitos.

Tempo é dinheiro e todo dinheiro que se demora a receber é dinheiro que deixou de circular e se ganhar mais com ele. Mesmo que haja correção monetária e juros de 1%, receber antes, ainda que menos, pode significar a mesma quantia, ou até mais dinheiro, dependendo de como ele seja investido.

E a paz não tem preço. A angústia do processo, a mágoa de terem falado algo que não fizemos, a ansiedade pelo desfecho, que é demorado, enfim, muito de dor se economiza fazendo-se as concessões mútuas de um acordo.

Leia o folder elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça no link www.cnj.jus.br/images/campanhas/conciliacao/2014/Folder%20Conciliao%202014.pdf e converse com seu advogado.

Venha conciliar-se!

(*) Luciane Buriasco Isquerdo é Juíza da 2.a Vara e Juizado Especial de Cassilândia e estará atuando em substituição na 1ª Vara também durante a Semana Nacional da Conciliação.

SIGA-NOS NO Google News