Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Juíza cassa mandato de vereador em Nova Andradina

Humberto Marques/Campo Grande News - 28 de maio de 2007 - 18:50

A juíza eleitoral da 5ª Zona Eleitoral, em Nova Andradina, Jacqueline Machado, cancelou na manhã desta segunda-feira (28 de maio) a diplomação do vereador Antônio Francisco Ortega Batel (PR), acusado de captação irregular de votos no município. Conforme informações da Rádio Cacique, Batel é acusado de “abuso de poder econômico e político”, pelo pagamento de R$ 20 a um eleitor e de pagar pela certidão de nascimento a uma família da cidade. O pedido já foi acatado pelo presidente da Câmara de Nova Andradina, Glauco José Lourenço (PR),

Ortega Batel ocupava a primeira secretaria da Casa de Leis, e, além de perder o mandato, foi condenado a pagar multa de 30 mil Ufirs. A ação pede, ainda, a sua inelegibilidade pelo prazo de três anos. A assessoria jurídica da Câmara deverá impetrar em Campo Grande um mandado de segurança para impedir que Batel perca o mandato.

O parlamentar é acusado de pagar R$ 56 por uma certidão de nascimento, que, segundo ele, foi cedida a uma família carente do município, que procurou sua ajuda e já o ressarciu. Quanto à compra de voto, Batel afirma que se trata de “armação”. “Na política, estamos sujeitos a tudo”, afirmou, relatando que aguarda a concessão de liminar para que possa retomar o mandato.

Com a saída do vereador, o atual segundo secretário da Câmara, Adriano Palopoli (PR) assumirá a primeira secretaria. O presidente da Casa recebeu prazo de 15 dias para convocar o suplente de Batel, Randolfo Jareta.

SIGA-NOS NO Google News