Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/04/2007 12:16

Juiz quebra sigilo de prefeito e vice de Cassilândia

Maristela Brunetto - Campo Grande News

O juiz de Cassilândia Ronaldo Gonçalves Onofri autorizou a quebra de sigilo bancário do prefeito da cidade, José Donizete Ferreira de Freitas (PT), e do vice, Sebastião Pereira da Silva, afastados dos cargos na quarta-feira como parte de uma devassa feita pela Polícia e Ministério Público nas contas do município. Os bens deles estariam indisponíveis.

Já há três promotores- Ronaldo Vieira Francisco e Fábio Goldfinger, ambos da cidade, e Marcus Vinícius Tieppo Rodrigues, de Chapadão do Sul- envolvidos com as investigações e na segunda-feira chega outro promotor à cidade- Alexandre Magno de Lacerda, de São Gabriel d’Oeste. Esse “mutirão” ocorre porque ainda há muitas informações a serem desvendadas sobre as fraudes cometidas por servidores e ao mesmo tempo ações devem ser encaminhadas à Justiça.

Em março, o MP começou a investigar licitações para compra de combustível e agora já chegou a um caso de agiotagem com dinheiro público. A prefeitura não opera com um banco para a cobrança de taxas e tributos, sendo as cobranças e movimentação financeira feita por funcionários.

O MP descobriu que dinheiro da prefeitura era emprestado a terceiros que para garantia de pagamento davam cheques e notas ou vales. No caso dos cheques havia a compensação como se fosse um pagamento ao município. As notas passavam por “maquiagem” para entrar na contabilidade da prefeitura, explica o promotor Ronaldo Francisco.

Há imagens de servidores depositando e sacando valores da prefeitura em agência do Banco do Brasil, onde é movimentada a conta do município. Foi montada uma força-tarefa com dois delegados (hoje já há um apenas no caso) e cerca de trinta policiais, muitos deles de Campo Grande.

Durante as investigações, os promotores chegaram a falar em irregularidades envolvendo “milhões”. Ainda não há um montante claro. “Não temos o tamanho disso ainda”, disse o promotor.

Prisão preventiva- Estão presos Luceni Quintina Correia, Eugênio Luiz Azambuja, Ana Regina Arantes, Ivete Vargas de Souza, Waldimiro José Cotrim Moreira, um homem identificado apenas como Orange e o contador da prefeitura, Jorge Kobaiashi. As duas últimas prisões são mais recentes. As demais temporárias vencem hoje e já há pedido nas mãos do juiz para conceder a preventiva, a fim de manter o grupo afastado enquanto perdurarem as investigações.

Todos estão na cadeia da cidade. Eles também tiveram o sigilo quebrado.

Na semana retrasada, quando ocorreram as cinco primeiras prisões foram apreendidos documentos na prefeitura, na casa de servidores e ainda R$ 584 mil com a servidora Luceni.

Ontem, o presidente da Câmara, Baltazar Soares, assumiu a prefeitura e já mandou suspender pagamentos e compras que não sejam essenciais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)