Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Juiz manda entregar moedas,mas pedreiro "prefere prisão"

Campo Grande News/ Ricardo Campos Jr. - 27 de novembro de 2010 - 10:32

César Siqueira de Assis, 30 anos, foi intimado pela Justiça Federal para entregar em até 5 dias as moedas antigas que encontrou enterradas no quintal de casa, no Jardim Colúmbia, em Campo Grande.

Ele trabalha com serviços gerais e recebeu ontem (26) o mandado com a decisão judicial. Porém, Assis não tem intenção de desfazer do achado e prefere cadeia a ter de devolver os objetos.

“Eu achei, é minha. Porque eu vou devolver? Vou procurar os melhores advogados. Se não tiver condições de pagar um eu jogo tudo no rio e vou preso”, diz Assis.

O trabalhador em serviços gerais não pensa em ceder diante da pressão do Iphan por meio da Justiça. Assis conta que escondeu as 10 mil moedas em um local que só ele sabe e que não tem intenção nem de que as autoridades avaliem o achado para ver se tem alguma valia.

“Querem analisar para ver se tem valor histórico. Eles não vão nem chegar a ver as moedas”.

O prazo para apresentação das moedas termina na próxima quarta-feira, mas na segunda-feira, logo cedo, o pedreiro já pensa em agir. “Eu vou lá no Iphan conversar com eles certinho”, relata.

Tesouro – Assis mora desde 2002 no imóvel simples na saída para Cuiabá. Em julho começou uma obra para construir uma edícula no quintal.

Primeiro ele encontrou 15 moedas e depois um balde quebrado e o restante das moedas. Algumas tão antigas que estavam enferrujadas.

”Até assustei quando vi isso aí. Depois que foi cair a ficha”, conta, sem suspeitar de quem poderia ter enterrado o dinheiro ali.

São moedas do Japão, Espanha, Holanda, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Honduras, França, Portugal, entre outras. Algumas estavam estragadas e ele jogou fora.

“Eu já levei para museus e queriam que eu fizesse doação, voltei para trás. Quero encontrar um colecionador para comprar”, explica.

SIGA-NOS NO Google News