Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Juiz Evandro Pelarin ministrará palestra no Chapadão do Sul

Assessoria de imprensa - 25 de setembro de 2013 - 09:34

Há dias, por conta de uma série de preocupações em relação ao que temos verificado em nosso trabalho no CRAS e mesmo até nas escolas, um dado nos têm chamado muito a atenção e trata justamente desse abismo que se criou entre os jovens e seus pais nos últimos tempos em que a criança e o adolescente "ganharam asas" e se viram, muitas vezes, dispondo de uma liberdade perniciosa para sua pouca idade. Os pais se queixam de não "dar mais conta dos filhos", os "filhos se queixam de não poderem contar com os pais" e é nesse âmbito que proporemos à sociedade algumas medidas a serem discutidas amplamente pela Rede de Proteção de nossa cidade.

Entre elas está a escuta dos profissionais que trabalham na área de infância e juventude e que podem orientar pais, mães e jovens a adaptar seus comportamentos àquilo que se espera de uma família funcional. Outra medida interessante está na discussão e na aproximação dos pais no que tange à percepção das necessidades emocionais de seus filhos e isto soará invasivo, mas é isso mesmo: aproximar- se dos filhos para entender o modo como pensam e suas necessidades não compreende apenas suprir materialmente estas, trata- se de estabelecer vínculos afetivos e de confiança.

Nesse sentido, é que há dias tenho conversado com o conhecido Juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Dr. Evandro Pelarin em nome do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA a respeito da possibilidade de ele vir palestrar para nossos jovens e suas famílias. Para nossa grata satisfação, Dr. Evandro respondeu positivamente a nosso convite e estará em Chapadão do Sul no dia 14 de Novembro para uma palestra. Local e horário ainda serão definidos e repassados ao longo do mês, junto com mais matérias acerca do trabalho do Dr. Evandro.

Tendo em vista a recente visita do também Juiz de Direito, Dr. Odilon de Oliveira, Chapadão do Sul confirma sua posição em relação à prevenção e ao combate a qualquer tipo de violência que envolva crianças e adolescentes. Dr. Evandro Pelarin ficou nacionalmente conhecido após a a implantação da polêmica medida conhecida como "Toque de Acolher", em que medidas duras foram tomadas a fim de evitar que crianças e adolescentes permanecessem até altas horas, sem a presença dos pais ou responsáveis, em locais que caracterizassem perigo para sua integridade. Uma medida que vai de encontro a várias determinações da própria justiça, já que entende que menores de idade não devem permanecer em locais em que possam correr qualquer tipo de risco, principalmente quando há a possibilidade de uso e abuso de substâncias psicoativas (drogas lícitas - bebida e fumo, e ilícitas - crack, maconha, cocaína, etc.). O sucesso do "Toque de Acolher" é comprovado quando se analisa o número de crimes cometidos por jovens que diminuiu significativamente após a sua implantação em Fernandópolis.

Nesse âmbito a fala do Dr. Evandro é enfática no tocante aos deveres da família para com suas crianças e jovens em geral, e traz ainda a proximidade de uma autoridade que tem meios de aconselhar, pela própria prática cotidiana, a respeito de que medidas tomar a respeito de problemas tão dramáticos como a violência e o consumo desenfreado de drogas por parte de crianças e adolescentes.

SIGA-NOS NO Google News