Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Judiciário disponibiliza 85% dos processos na Internet

TJ/MS - 08 de maio de 2004 - 14:56





Com a conclusão da implantação do Sistema de Automação Judiciária (SAJ) nas comarcas de Nova Andradina, Ivinhema (dia 3/5), Rio Brilhante e Itaporã (dia 10/05), o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul passa a ter 85% do volume de processos do Estado disponíveis na rede lógica e até o final do ano 94% da informatização do Judiciário estará concluída, já que há previsão de que mais 17 comarcas recebam o SAJ.
A informação significa que, de maneira instantânea, qualquer cidadão poderá consultar os andamentos dos processos de Mato Grosso do Sul em qualquer parte do mundo, utilizando apenas um computador ligado à Internet.
As nove comarcas que não receberão o SAJ nesta gestão correspondem a 6% da movimentação processual do Estado e como dependem de investimentos na estrutura física dos imóveis, a implantação está prevista para a administração do biênio 2005/2006. O Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Des. Joenildo de Sousa Chaves, que participou da solenidade de inauguração do SAJ em Nova Andradina e Ivinhema, afirmou que é acompanhando os avanços tecnológicos que se pode vencer os obstáculos para melhorar a prestação jurisdicional.
Segundo o Desembargador, “o Poder Judiciário há algum tempo é o bode expiatório nacional, como se fosse o culpado por todas as mazelas da sociedade. Mas não é bem assim, as leis são feitas pelos legisladores e ao Judiciário cumpre apenas executá-las. Se realmente desejassem uma reforma do Judiciário, bastaria iniciar pelas leis, diminuindo prazos recursais e processuais, o resto poderia ser deixado de lado, pois com certeza o Judiciário daria conta do recado”, desabafou o Des. Joenildo de Sousa Chaves, referindo-se à informatização como uma das medidas implementadas para dar celeridade à prestação jurisdicional.
Para a Juíza Diretora do Foro da Comarca de Nova Andradina, Drª Gabriela Müller Junqueira, a implantação do SAJ tende a fazer com que o processo tenha uma movimentação rápida e, na medida que se julga mais, a população busca mais o Judiciário, porque passa a acreditar mais nele. “Estamos conscientes dessa tendência e motivados por saber que o serviço será mais simples e mais ágil”, comenta a Juíza.
A opinião é compartilhada com o Diretor do Foro da Comarca de Ivinhema, Dr. César Castilho Marques, que em seu discurso de inauguração destacou a dedicação e a vontade de querer aprender como principal atributo dos funcionários, os quais passaram a trabalhar no novo mundo da informática desde o dia 3 de maio.
“As pessoas devem se adaptar à informática e não ela com as pessoas”, explicou Guida Aparecida de Souza Travain, Escrevente Judicial, da Comarca de Ivinhema, que participou da primeira semana de treinamento do curso do SAJ na Capital e se sente preparada para a nova fase que se iniciou na segunda-feira (3).
As comarcas que estão recebendo o sistema contam também com o acompanhamento de uma equipe da Secretaria de Informática.

Novidades

A implantação do SAJ nas novas comarcas está trazendo novidades. Nas 20 comarcas anteriores, os dados estão sendo armazenados em servidores instalados nos fóruns das comarcas. A partir dessas novas inaugurações, a Secretaria de Informática estará reunindo todos os dados diretamente no servidor central do Tribunal de Justiça.
De acordo com o Diretor da Secretaria de Informática, Lício Sérgio Ferraz de Brito, isso possibilita a manutenção da central de armazenamento, sem a necessidade de se deslocar à comarca, além de deixar a rede mais livre, pois as consultas serão realizadas no servidor do TJ automaticamente.

SIGA-NOS NO Google News