Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jucá diz que quer esclarecer empréstimos junto ao Basa

Irene Lôbo / ABr - 31 de março de 2005 - 15:18

O ministro da Previdência Social, Romero Jucá, disse hoje que entregou ao procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, ofício pedindo que seja investigada a denúncia de que ele teria dado como garantia de um empréstimo junto ao Banco da Amazônia (Basa) fazendas que só existiam no papel. Segundo o ministro, as fazendas não eram de sua propriedade.

"Eu não tenho nada a esconder. Estou tranqüilo quanto à minha postura, mas não vou ficar também batendo boca com nenhum tipo de jornal ou órgão de imprensa. A idéia é que nós possamos esclarecer definitivamente essa posição, e o Ministério Público é um bom instrumento para isso", afirmou o ministro.

Na última segunda-feira (28), o jornal Folha de S.Paulo publicou matéria segundo a qual sete fazendas inexistentes no interior do Amazonas foram dadas por Jucá como garantia de um empréstimo bancário que não foi pago até hoje. Na época, Jucá era um dos proprietários da Frangonorte, um abatedouro de frangos em Boa Vista (RR). O ministro é réu na ação de execução de uma dívida de R$ 18 milhões movida pelo Basa na 11ª Vara Cível de Belém (PA).

O Ministério Público Federal no Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ontem um ofício ao Basa requisitando dados sobre os empréstimos à Frangonorte. O banco e o Ministério Público Federal já investigam o caso. Na terça-feira, Fonteles deu prazo de 20 dias para que Jucá se explique.

SIGA-NOS NO Google News