Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/07/2004 13:56

Jovens em conflito com a lei terão atendimento pelo SUS

Irene Lôbo / ABr

Como parte das comemorações dos 14 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Direitos Humanos assinam amanhã (14) uma portaria para regulamentar o atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos jovens em conflito com a lei.

Cerca de 70% das 190 das unidades socioeducativas do país não estão adequadas fisicamente para atender às necessidades dos jovens, afirma a pesquisa Adolescentes em conflito com a lei: situação de atendimento institucional no Brasil”, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

“A portaria é fruto de uma articulação que vem desde o final de 2002. A partir de agora, as unidades socioeducativas serão inscritas no SUS, o que garantirá o direito à saúde para os adolescentes que estão em conflito com a lei”, afirma a pesquisadora do Ipea, Enid Rocha.

A pesquisa do Ipea salienta algumas dificuldades que os jovens privados de liberdade enfrentam para terem acesso ao serviço público de saúde, como a falta de especialistas ou demora na marcação de consultas. Segundo o estudo, apenas 52% das instituições possuem médicos clínicos, 40% têm dentistas, 37% dispõem de enfermeiros, 32% têm médicos psiquiatras e 24% contam com o auxílio de outros profissionais, como psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Segundo o Ministério da Saúde, somando-se as unidades de internação provisória, definitiva e de semiliberdade, apenas 35% das instituições possui ambulatórios. Na maioria das vezes, esses locais são utilizados para a realização de consultas médicas, e quase nunca são realizadas pequenas cirurgias e outros procedimentos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)