Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jovens de classe média utilizam cada vez mais drogas

Agência do Rádio - 05 de novembro de 2007 - 08:04

A morte do estudante Lucas Maiorano, de 17 anos, depois de uma festa rave em Itaboraí, no Rio de Janeiro, faz parte de uma triste realidade: cada vez mais adolescentes abusam do álcool e das drogas. O que chama atenção, nesse caso, é o uso indiscriminado de substâncias sintéticas, principalmente entre jovens de classe média alta. Como essas drogas custam caro, quem consome com freqüência são pessoas de alto poder aquisitivo. Ecstasy, LSD, anfetamina, quetamina e vários outros tipos de remédios são usados de maneira abusiva em festas rave que duram dias e noites sem parar. Drogas como maconha e cocaína já têm suas conseqüências conhecidas e tratamento especializado.Com os alucinógenos é diferente porque as pessoas ainda não conhecem seus efeitos a longo prazo. Outro fato que preocupa é a combinação com bebidas alcoólicas. Uma mistura perigosa que pode levar à morte. De acordo com o médico Gustavo de Paiva, os alucinógenos, em sua maioria, causam dependência psíquica. Além de precisar da droga, o usuário pode ter sérios problemas mentais.


"Outra coisa interessante é que essas drogas alucinógenas têm o poder, elas podem disparar doenças psiquiátricas, que é muito comum no usuário que faz uso freqüente de drogas alucinógenas e que tem uma predisposição genética para isso. E ela funciona como um gatilho, como um fator catalisador do aparecimento de doenças psiquiátricas como depressão, esquizofrenia."

O médico Gustavo de Paiva alerta aos pais para ficarem atentos às atividades extracurriculares dos filhos, com o grupo de amigos, se ele está se isolando da família ou se está com baixo rendimento escolar.

De Brasília, Cynthia Ribeiro



SIGA-NOS NO Google News