Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Jovens começam a beber cada vez mais cedo

Agência do Rádio - 09 de maio de 2008 - 09:19

Por lei, o consumo de bebidas alcoólicas só é permitido para os maiores de 18 anos. Mas na prática, crianças e adolescentes estão dando o primeiro gole cada vez mais cedo, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde. O coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Drogas do ministério, Pedro Gabriel, explica que a solução para esse problema passa pela mudança do padrão de consumo de bebidas alcoólicas no País.

"Nós vemos com preocupação, no Brasil, uma mudança do padrão de consumo entre os jovens. Os jovens estão bebendo de forma excessiva, em grandes quantidades, ficando muito freqüentemente em situação de embriaguez, quer dizer, sob o efeito da intoxicação que nós chamamos de intoxicação alcoólica aguda, e muitas vezes essa embriaguez é vista como a maneira natural de se consumir bebida. Portanto, hoje o que nós temos é a necessidade, do ponto de vista da saúde pública, de mudar o padrão de consumo de bebidas no Brasil."

Pedro Gabriel destaca também a importância dos pais nesse processo. Segundo ele, ao deixar os adolescentes beberem, os pais estariam dando uma mensagem de descuido em relação aos próprios filhos. Os jovens necessitam saber que os pais se sentem responsáveis por eles, e a responsabilidade muitas vezes passa pela imposição de limites.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News